Quer mudar a cor dos seus olhos? Agora isso é possível por meio de um laser!

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      23/03/15 às 18h18

Mudar a cor dos nossos olhos não depende mais do simples uso de lentes de contato. Uma clínica em Barcelona, na Espanha desenvolveu um laser que clareia a cor dos olhos permanentemente. O tratamento custa cerca de € 2000. Não é feito nenhum procedimento cirúrgico e nenhum efeito colateral foi registrado até o momento.

O diretor da Clínica Eyecos, Pedro Grimaldos, explicou que o laser, chamado de "New Eyes", é aplicado em cinco sessões e remove a camada superficial de melanina para clarear a íris. O laser também é utilizado para tratamento de heterocromia. Essa anomalia genética faz com que o indivíduo possua um olho de cada cor.

Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará (muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul). Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.

Segundo Grimaldos, a heterocromia não podia ser corrigida de forma permanente até agora, e as pessoas afetadas pela anomalia tinham que usar lentes coloridas. A técnica à técnica pode ser combinada com tratamentos para corrigir defeitos em miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. 

Muitos mistérios estão escondidos atrás de nossos olhos. Se você gostou dessa matéria não deixe de conferir as 15 coisas que você nem imaginava sobre os seus olhos.

 

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+