• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Sabia que o seu nariz denúncia quando você mente?

POR A redação    EM Curiosidades      03/08/14 às 01h56

Da próxima vez que estiver desconfiado de que alguém está contando uma mentirinha, observe se o nariz da pessoa está avermelhado. Calma, ninguém fica com nariz de palhaço quando mente, mas como essa parte do corpo esquenta ao contarmos inverdades e, por isso, é possível que ele fique levemente rosado.

De acordo com pesquisadores, isso se chama "Efeito Pinóquio" e remete à fábula tão conhecida entre adultos e crianças. Como acontece na história, os estudiosos dizem que o nariz pode sim denunciar os mentirosos de plantão por aí (mesmo sem aumentar de tamanho), uma vez que a temperatura da cavidade nasal (assim como a do globo ocular) sobe consideravelmente, como mostra a imagem abaixo.

pinoquio2_opt

A pesquisa que comprovou esse fenômeno foi desenvolvida pela Universidade de Granada, na Espanha, e indicou também que o efeito contrário, de resfriamento do crânio, também pode acontecer. Nesse caso, no entanto, o resultado é decorrente de grande esforço mental e poderia ocorrer, por exemplo, no momento de concentração na hora de uma prova de física.

As conclusões do estudo foram tomadas a partir da análise do cérebro de voluntários. Quando eles mentiam, o córtex insular se alterava. Essa área está envolvida com a detecção e a regulação da temperatura corporal, e é por isso que há relação entre a mentira e a temperatura do nosso rosto. Entendeu?

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+