Fatos Nerd

Saiba por que o disfarce do Superman é melhor do que você imagina

0

Superman é um personagem universalmente conhecido. Mesmo as pessoas que não leem quadrinhos e não assistem a filmes do gênero sabem quem é o herói e seu alter ego. Vindo do planeta Krypton, o personagem tira sua força da radiação do nosso sol amarelo e, em consequência, ele é quase um deus entre nós. Ele tem um corpo que parece ter sido lapidado, um maxilar que remete às esculturas de deuses gregos, olhos azuis, cabelos negros, possui super poderes, isso, para falar apenas da sua aparência. Além dela, como parte de sua personalidade, Superman é uma pessoa extremamente bondosa e altruísta.

Contudo, é por esse combo a razão pela qual muitas pessoas não gostam do personagem, inclusive, ele é motivo de piadas há décadas. Afinal, como poderia ele, um homem que é a perfeição personificada, esconder sua identidade com nada mais que um par de óculos? Esse é um dos assuntos mais discutidos quando a questão é a identidade secreta do herói. Com ninguém percebe que Clark Kent é Superman? Mesmo corpo, mesma altura, mesmo cabelo, mesma cor dos olhos, enfim, mesmo tudo. Como no começo Lois, Jimmy e com companhia não fazem ideia de que Superman é, na verdade, seu colega de trabalho?

A verdade

Bem, para começar, Clark é mais esperto que muita gente imagina. Quando ele está disfarçado de humano, ele não apenas muda suas roupas, mas todo seu comportamento, isso inclui sua expressão corporal. Ele tem um andar mais desleixado; sua postura é encurvada, dessa forma, ele aparenta ser menor e menos forte, já que seus ombros ficam caídos, escondendo seu peitoral. Há também o penteado: ele é dividido de forma diferente, para poder esconder o belo rosto do kryptoniano.

E claro, há a parte do disfarce que as pessoas mais escolhem para zoar: os óculos. Na verdade, eles desempenham um papel de extrema importância. Além de mudar a cor de seus olhos, é por meio dele que Superman exerce seu poder de super-hipnotismo. E não inventamos isso. A própria DC já ofereceu essa justificativa na HQ Adventures of Superman #330 de 1939, nela, ele explica como consegue enganar as pessoas com essa habilidade.

Embora desde então a editora não tenha mais voltado ao assunto, ao ler os quadrinhos é possível perceber o quanto Kal-El muda quando está como Clark e quando está como Superman. Uma das razões pelas quais as pessoas acham que seu disfarce é estúpido ou pouco eficiente é porque todos sabem quem é Superman. Para os leitores isso é óbvio, porém, para outros personagens daquele universo, Clark Kent não passa de um grande bobão, desastrado e estranho. Seria a última pessoa a ser associada ao Homem de Aço.

Abaixo, confira a parte da história na qual Superman explica seu disfarce.

5 jogos da sua infância que te passaram muita raiva

Matéria anterior

Por anos, essa mulher manteve um sombrio segredo em seu porão

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos