Qual a finalidade das teclas Scroll Lock, PGup, Home, PrtScr, Alt gr?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      01/10/15 às 20h07

Não importa o quanto alguém seja "hacker" (um tipo de especialista em "manhas" no computador), sempre vai haver alguma coisa no mundo da informática que ainda vai permanecer desconhecida. Entretanto, para os mais leigos, é no mínimo necessário conhecer a função de cada tecla do teclado do PC!

Os teclados são essencialmente formados por um arranjo de teclas ou botões. Cada botão tem um ou mais caracteres impressos ou gravados face, sendo que cerca de cinquenta por cento dos botões produzem caracteres gráficos. As teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pressionada e por enviar as informações para o computador, e o meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (via rede sem fio, bluetooth ou infravermelho) ou a cabo (os conectores mais comuns são PS/2 e USB, mas computadores mais antigos utilizavam padrão DIN).

Mas você sabe para quê serve cada tecla? Mais especificamente, qual a finalidade da tecla Scroll Lock, PGup, Home, PrtScr, Alt gr, por exemplo? É o que você vai descobrir agora, aqui no Ultra Curioso.

dd16_large

Scroll Lock (scr lk)

O Scroll Lock, assim como o Num Lock e o Caps Lock tem um "led" que mostra se ele está ativo ou não. A verdade é que atualmente o Scroll Lock não exerce nenhuma função especifica no Windows, essa tecla depende do programa que você está usando, alguns navegadores usam ele para travar a rolagem por exemplo, em jogos web browser ele trava a função scroll do teclado, assim você pode usar as setas do teclado sem que mude as linhas da página, no Microsoft Excel ele é muito útil permite que você role a tela sem mover as células ativas.

No início da computação a tecla foi criada pela IBM, com a intenção de alterar as funções das teclas direcionais e facilitar a digitação, quando ele era ativado as teclas direcionais rolavam o conteúdo da tela sem que precisássemos mover o cursor em programas de texto. Mas essa função se perdeu com o tempo, então hoje em dia é muito comum que alguns programas usem essas teclas para funções auxiliares "atalhos", sempre que abrir um programa é bom dar uma testada no "Scroll Lock" para ver se faz alguma coisa, isso pode acabar te ajudando um dia.

Page Up (pgup)

boiy

Nos programas de texto, esta tecla movimenta o texto para baixo, exibindo o texto que estava oculto na parte superior da tela.

Home

Em geral esta tecla manda o cursor de texto para o início da linha ou site.

Print Screen (prt sc)

printscreen-tecla

No sistema DOS apertando esta tecla enviamos o conteúdo da tela para a impressora. No sistema operacional Windows esta tecla grava uma cópia da tela na área de transferência do Windows.

Alt gr

Essa tecla tem a função de colocar caracteres do lado direito de algumas letras/números.Ex¹.: 1(¹) 2(²) 3(³) 4(£)
Ex².:/(°) ](º) [(ª) =(§)
E como a tecla "Alt" tem a funçaõ de combinar com outras teclas para formar atalhos
Ex¹.: Alt + F4 = fechar janela ou programa aberto no momento
Ex².: Alt + Tab = alternar entre janelas do windows (padrao)
Ex²¹.: Alt + Esc (ou o F6) = alternar entre janelas do windows

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+