Quando o filme de Assassin’s Creed foi anunciado, a comunidade gamer foi a loucura. Com Michael Fassbender no elenco (e na produção) do filme então… Quais as chances de um filme assim ficar ruim? Bom, parece que não foi desta vez que a maldição dos filmes adaptados de games acabou.
Prestes a estrear nos cinemas americanos, o filme já foi assistido por boa parte dos críticos dos Estados Unidos, e as primeiras críticas não foram nada boas! Quer ver só?
Para a revista Forbes, “é até um clichê dizer que uma adaptação de jogo ruim é a mesma coisa que ver alguém jogando um jogo ruim, mas Assassin’s Creed leva isso a um outro nível. Ver esse filme é ainda pior do que ver alguém jogando um jogo ruim”. O The Telegraph ainda ironizou, comparando o longa a uma versão dos filmes de Dan Brown com um pouco de parkour, afirmando ainda que foi uma grande decepção. “Nem mesmo Michael Fassbender consegue fazer esse filme funcionar”.
O New York Daily News classificou o filme como uma morte lenta para os atores consagrados Michael Fassbender e Marion Cotillard. “A direção de Justin Kurzel se trata apenas de visuais”, completa. Para o Time o longa é apenas mais um filme sobre Michael Fassbender sem camisa lutando contra católicos, afirmando que nem mesmo os visuais excelentes salvaram a direção confusa e o roteiro “burro e sem inspiração”. Já o The Guardian foi mais além: “Assassin’s Creed consegue alcançar um nível transcendental de tédio. É um filme que parece interminável e totalmente sem vida.”
Até mesmo sites mais voltados para o público gamer, como o Collider e o IGN, deram notas ruins para o filme. “Você consegue um grande elenco, consegue criar visuais incríveis e tem um material fonte riquíssimo, mas consegue jogar tudo isso fora ao criar um filme sem nenhum personagem cativante ou interessante”, afirmou o primeiro site. O IGN, surpreendentemente, disse que o filme desperdiça um grande potencial ao apresenta ruma trama sem profundidade e sem a alma dos games da franquia.
Até agora, o site Rotten Tomatoes, que reúne as notas dos mais variados críticos, sites e revistas, classifica o filme com um sofrível 21%, uma nota bem semelhante ao também muito criticado Esquadrão Suicida, que conseguiu 26%.