Ciência e Tecnologia

Samsung desenvolve notebook que dobra duas vezes

0

A Samsung patenteou um notebook que dobra duas vezes. A ideia é que o computador portátil seja tão fácil de carregar quanto um livro. O equipamento foi registrado em julho de 2021 junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), mas a patente foi aprovada e divulgada no início de janeiro de 2022.

O registro de patente tem 47 páginas e descreve um laptop com uma tela flexível e um teclado físico, enquanto outros equipamentos fornecem um teclado virtual. O projeto consiste em um computador que pode ser dobrado da forma comum que todo notebook dobra e, também, dobrar novamente no centro. Para isso, existem articulações no centro do equipamento.

notebook

LetsGoDigital

Dessa forma, o laptop também se dobra na vertical, tanto no display quanto no teclado. Um clipe com gancho e ímãs embutidos garantem que o laptop não se abra involuntariamente. O dispositivo conta ainda com duas baterias, cada uma de um lado do equipamento, de forma semelhante aos smartphones dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3.

Apesar da facilidade em carregar o apetrecho, não dá para negar que a espessura do laptop terá o dobro das medidas normais quando for dobrado. Além disso, considerando que não há outros notebooks como esse no mercado, o custo de produção provavelmente será alto.

Quando o notebook será lançado?

A Samsung é uma das empresas pioneiras em tecnologias de ponta e com características únicas. Prova disso são os smartphones da marca, que possuem diversas funcionalidades e podem dobrar ou expandir das mais variadas maneiras. Agora, mesmo com a patente do novo notebook, não há previsão para o lançamento do dispositivo.

Na verdade, a empresa nem sequer anunciou que o produto começou a ser fabricado. Ou seja, pode ser que o notebook não chegue a sair do papel. Essa, no entanto, é uma teoria improvável, visto que a ideia do novo laptop já tem repercutido bastante. Caso o dispositivo seja lançado em breve, os apaixonados por tecnologia podem preparar o bolso porque, sem dúvidas, não será nada barato.

Asus

A Asus, recentemente, apresentou o novo “Zenbook 17 Fold”, que tem a forma de um tablet de 17 polegadas. O projeto da empresa é o de constituir um notebook mas, na verdade, o produto se assemelha a um tablet de fato. Isso porque só existe a tela, que se dobra ao meio. Nenhum teclado físico foi incorporado na ideia da Asus.

Asus

Além de operar nos modos laptop, PC, tablet e livro, o painel OLED aberto pode ser configurado em até três telas independentes para maior produtividade. Apesar de compacto, o ZenBook 17 tem excelente conectividade com tecnologia Intel Wi-Fi 6E e duas portas Thunderbolt 4 com velocidades de até 40 Gbps.

O produto traz também câmera de 5 MP com infra-vermelho, teclado Bluetooth ASUS ErgoSense com touchpad, quatro alto-falantes com tecnologia Dolby Atmos e carregamento rápido via porta USB-C de 65W. A previsão é que o produto comece a ser vendido até a metade de 2022. No entanto, os preços ainda não foram divulgados.

Cartões de brasileiros estão à venda na dark web

Matéria anterior

Rover perfurou buracos em Marte e encontrou uma coisa estranha

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications