• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Se existem tantos planetas por que ainda não encontramos aliens?

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      26/10/16 às 14h56

Será que nós somos as únicas criaturas vivas no universo? Para responder a essa pergunta, é importante considerar o tamanho do universo observável pela ciência. Existem cerca de 400 bilhões de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea. Em todo o universo conhecido, existem mais de 170 bilhões de galáxias.

Várias dessas estrelas também são acompanhadas de planetas que contém grandes quantidades de minerais e poderiam ser consideradas zonas habitáveis se apresentassem níveis de água em sua forma líquida. Pelo gigante número de estrelas e planetas, as condições de vida estão provavelmente por todos os lados. Mas então, onde estão os alienígenas?

O universo já existe por mais de 13 bilhões de anos, mas a humanidade só surgiu a 200 mil anos atrás. Com base nesses números, nós só estamos por aqui por 0,01% do tempo de existência no universo. Uma espécie inteligente surgida em qualquer desses infinitos mundos poderia conseguir visitar toda a galáxia, se já estivesse no universo há mais tempo que nós, com todo o avanço tecnológico conquistado em milhares de anos.

Paradoxo de Fermi

1

Apesar disso, pelo que sabemos até hoje, a Terra é o único lugar do universo que desenvolveu vida e civilização inteligente. Com base nisso, em 1950 o físico Enrico Fermi descreveu a contradição numa forma que hoje é conhecida como o Paradoxo Fermi.

Fermi estimou que deveriam existir bilhões de civilizações inteligentes em todo o universo observável. Segundo ele, depois de milhões de anos de progresso tecnológico, alienígenas deveriam ser capazes de fazer viagens espaciais de longa distância com facilidade.

Com base nisso, o Paradoxo de Fermi apresenta a contradição entre a alta probabilidade da existência de civilizações extraterrestre com a falta de contato com essas civilizações.

Onde estão os alienígenas?

2

Para tentar responder à pergunta até hoje sem resposta, existem algumas possíveis soluções apresentadas por Fermi e outros especialistas ao longo dos anos, analisando o paradoxo.

Somente nós: não existem sinais de civilizações mais inteligentes porque estamos sozinhos no universo.

Atrasados: civilizações muito inteligentes já estiveram na Terra antes, mas aconteceu antes do surgimento dos humanos.

Meio do nada: a galáxia já foi colonizada, mas nós vivemos numa espécie de zona rural do espaço onde não encontramos ninguém.

Desprezinho: a ideia de invasão e colonização é um conceito tão antigo e retrógrado que as outras espécies só enxergam essa opção como piada.

Alien vs Predador: espécies alienígenas predadoras já são conhecidas por outras civilizações e, por isso, sociedades inteligentes não enviam sinais no espaço para anunciar sua localização.

3

Extermínio: existe uma raça predadora tão forte que segue eliminando as civilizações inteligentes depois que elas alcançam um certo nível de desenvolvimento.

Humanos idiotas: existe muita atividade e ruídos no espaço, mas nossa tecnologia é muito primitiva para detectar esses sinais.

Espionagem: os aliens estão usando tecnologia para nos espionar e não conseguis detectar a sua presença.

Teoria da conspiração: nós já estamos recebendo contato de outras civilizações inteligentes, mas nossos governos estão escondendo os segredos a respeito.

Zoológico humano: civilizações mais avançadas estão nos observando, mas não interferem na Terra pois querem perceber como acontecerá a evolução natural.

4

Grande ilusão: nós estamos completamente errados sobre a natureza da realidade.

Somos os primeiros: nossa civilização é a mais avançada do universo e vai demorar muito até que outra civilização se desenvolva.

Somos os segundos: as civilizações avançadas já existem, mas começaram somente há pouco tempo e não tem tecnologias tão avançadas assim.

Distantes demais: existe vida inteligente por todos os lados no universo, mas ainda estamos longes demais para conseguir encontrar qualquer civilização.

Simulação: todos somos partes de uma simulação de computador e outras formas de vida não foram programadas em nossa versão da realidade.

E aí, qual dessas respostas é a sua favorita dentro das soluções para o paradoxo?




Matérias selecionadas especialmente para você

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+