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10 segredos de bastidores que os vendedores de lojas de varejo escondem de nós

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Fim de ano é sempre época de comprar. Aproveitamos a Black Friday pra comprar tudo o que queríamos por um preço mais em conta e lotamos shoppings para comprar presentes pra galera no natal. Os bastidores das lojas físicas de varejo só quem trabalha nas vendas conhece, mas o Ultra vai revelar pra você hoje.

Por mais que o comércio eletrônico tenha crescido, por conta da comodidade e baixo custo de comprar pela internet, o comércio físico continua batendo metas de lucro principalmente nas épocas do ano em que ocorrem os chamados saldões.

Você já foi comprar algo em uma loja de varejo e gastou mais que o planejado? Não se sinta culpado, isso é mais comum do que se imagina. Descobrimos os truques que as lojas e vendedores usam pra te fazer gastar mais e vamos revelar agora pra você. Acompanhe.

1- O caixa

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Já foi em lojas nas quais o caminho até o caixa tem uns mostruários cheios de doces, acessórios etc.? Isso é tipo um corredor polonês de delícias e tentações que inevitavelmente você vai olhar, querer e comprar enquanto espera pra pagar as compras que já tinha feito.

2- O mesmo produto pela metade do dobro

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Repare bem naqueles cartazes com cores fortes e em formato de “explosão” anunciando uma oferta que caiu de R$ 500,00 (escrito pequenininho) para impressionantes R$ 498,00 (bem grande). Eles fazem isso porque somos inconscientemente induzidos a ver vantagem, porque nossa percepção não é a de que algo tá 2 reais mais barato, é de que algo está de 500 por 400.

3- Aproveitam a necessidade do cliente

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Você precisa comprar um aparelho de som e vai a uma loja certo de qual é a marca e o valor você que está disposto a pagar. Não adianta. O vendedor primeiro vai te apresentar o som mais sofisticado e depois te apresentar um som mais barato que ele vai dizer que é melhor que o mais caro. Dessa forma, você que iria gastar 300 reais vai gastar 600 achando que tá comprando um som melhor que aquele de 1000 reais que ele tinha te mostrado primeiro.

4- Te desafiam

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Alguns vendedores jogam alto para fazer uma venda. Isso significa desafiar seu poder de compra. Eles enaltecem as vantagens de um produto dando a ele um status de luxo e exclusividade que você, guiado pelo desejo de se sentir especial vai adquirir.

5- Eles te julgam pela aparência

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Por mais que sejam orientados a não fazerem isso e por mais que eles próprios se vigiem pra não fazerem isso, ainda acontece. Se você aparece alinhado vai receber um tratamento melhor mesmo não gaste muito.

6- A bagunça

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Aquela bagunça que eles aprontam quando você vai comprar uma roupa é proposital. Você entra pra comprar uma camisa e de repente tem uma pilha de roupas na sua frente e você vai pro provador com um monte de peças nos braços. Inevitavelmente, entre tantas que o vendedor te mostrou, você vai gostar de mais do que aquela única camisa que queria comprar.

7- As etiquetas de preço

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Eles deixam de usar pontos e vírgulas nas etiquetas de preços e cartazes de pra você ter a impressão de que R$ 1900 é menor do que R$ 1.900,00. E funciona!

8- Ofertas limitadas

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Essa é ótima! Assim como eles dão a algumas mercadorias o status de luxo e exclusividade, em alguns casos eles afirmam que aquele preço ou aquele produto “maravilhoso” não vai estar disponível por muito tempo. Dessa forma você sofre um martírio se não “aproveitar”

9- Frete gratuito

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Não se iludam. Nenhuma loja vai pagar uma transportadora pra levar sua compra pra você. Os vendedores vão negociar e te oferecer essa vantagem mas o valor do frete estará incluso no valor da mercadoria. Se o frete realmente sair de graça é porque o vendedor te empurrou mais do que você queria comprar.

10- Impressões sensoriais

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Isso na verdade nem é segredo. As lojas criam ambientes com cheiro agradável, boa iluminação, decoração e música legais pra você se sentir bem e passar mais tempo nelas. Isso todos fazem e as técnicas variam de acordo com o público que eles querem atingir.

Se lembrou aí de ter comprado induzido por alguma dessas artimanhas? O que você já comprou pela metade do dobro do preço?

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