• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Segundo a ciência, é assim que os camaleões mudam de cor

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Animal      22/10/18 às 14h24

O reino animal está entre as coisas mais incríveis do mundo, não é mesmo? Surpreendemo-nos sempre com o que descobrimos e esse parece fazer parte de um universo infinito, sempre mostrando novidades para nós. Entre os animais, alguns conseguem se destacar mais do que os outros por coisas simples. Suas cores, formas, sons e, é claro, habilidades no geral. Os camaleões estão entre os que mais chamam a atenção das pessoas por causa do seu "poder" de se camuflar, mudando de cor. Essa mudança de cor dos camaleões intrigou a ciência por muitos anos. Havia a crença de que essa habilidade se manifestava pela coleta de pigmentos dispersos de cores no interior das células dos animais.

No entanto, descobertas científicas recentes indicaram que esses animais têm, na verdade, uma espécie de "espelho seletivo". Esse é composto por um tipo de cristal. Segundo o tratador Nick Reynolds, do Zoológico de Chester, na Inglaterra, para a BBC, "células refletoras com nanocristais". Essas são como pequenos prismas em diferentes cores e formatos, por isso os camaleões conseguem reorganizar e refletir diferentes comprimentos de onda de luz.

Assim sendo, os animais conseguem produzir cores de duas maneiras: suas células repletas de pigmentos produzem cores escuras e quentes. Enquanto isso, as cores claras vêm da luz refletida dos nanocristais. Essa habilidade vai muito além de se camuflar nos ambientes selvagens. A principal mudança de cores é para se destacar, não para se esconder. Os camaleões machos mudam de cor para atrair as fêmeas e para sinalizas aos seus adversários que estão "prontos para brigar".

Há também os camaleões-pantera de Madagascar, que mudam completamente suas cores, indo de verde para amarelo brilhante. Isso acontece quando veem um parceiro sexual ou estão em disputas por territórios. E inegável que esses animais estão entre os mais interessantes e surpreendentes do mundo, né? Confira conosco um vídeo que trouxemos mostrando tudo isso.

Vídeo

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+