Curiosidades

Será que existe outros planetas similares à Terra? Entenda o Paradoxo de Fermi

0

Uma grande polêmica que cerca os estudos científicos do universo é a ausência de evidências de vida extraterrestre inteligente lá fora. A idade do universo e seu vasto número de estrelas sugerem que, se a Terra é um planeta comum, então a vida extraterrestre deveria ser comum da mesma forma. Aí que vem o problema: até hoje nós não descobrimos nada que sustente essa hipótese.

Discutindo essa ideia com colegas durante um almoço em 1950, o físico Enrico Fermi questionou por que, se um grande número de civilizações extraterrestres avançadas existem na galáxia Via Láctea, porque evidências como espaçonaves ou sondas não são vistas por nós? Um exame mais detalhado dessa teoria começou a ser feito por meio do artigo de Michael H. Hart em 1975. Após isso, esse conjunto de hipóteses ficou conhecido como paradoxo de Fermi-Hart.

Houve tentativas de resolver o paradoxo de Fermi tentando-se localizar evidências de civilizações extraterrestres, bem como propostas de que tal vida poderia existir sem o conhecimento humano. Argumentos contrários sugerem que a vida extraterrestre inteligente não existe, ou ocorre tão raramente que os humanos dificilmente farão contato com ela.

Como ele chegou a isso?

Existem aproximadamente 200 à 400 bilhões de estrelas na Via Láctea 70 sextilhões no universo visível. Mesmo que a vida inteligente ocorra em uma minúscula porcentagem de planetas, ainda haveria um grande número de civilizações existentes na Via Láctea. Este argumento também assume que a Terra não é especial, mas simplesmente um planeta típico, submetido às mesmas leis, efeitos e resultados prováveis que qualquer outro planeta.

Mesmo que tais civilizações sejam raras, o argumento indica que elas deveriam existir em algum lugar em algum momento da história do universo, e já que elas seriam observadas de uma grande distância por um período considerável de tempo, vários lugares potenciais para sua origem estariam no nosso alcance de observação. Entretanto, nenhum sinal incontestável da existência de tais civilizações foi detectado.

Tentativas de provar a existência de ET’s

Um jeito óbvio de resolver o paradoxo de Fermi seria encontrar evidência conclusiva de inteligência extraterrestre. Vários esforços para encontrar tais evidências foram feitos desde 1960. Como seres humanos ainda não possuem capacidade de viagem interestelar, tais buscas estão sendo realizadas remotamente a grandes distâncias e dependem da análise de evidências muito sutis. Isto limita as possíveis descobertas para civilizações que alteram seu ambiente de maneira detectável ou que produzem efeitos que podem ser observados à distância, como emissões de rádio. É improvável que civilizações não tecnológicas sejam detectadas da Terra em um futuro próximo.

Uma das dificuldades na busca é evitar um ponto de vista exageradamente antropocêntrico (homem no centro do universo). Hipóteses sobre o tipo de evidência provável a ser encontrado geralmente se focam nos tipos de atividades que a humanidade já realizou, ou que provavelmente realizaria com acesso a uma tecnologia mais avançada. Extraterrestres inteligentes podem evitar estas atividades “esperadas” ou realizar atividades totalmente desconhecidas dos humanos.

 

As 10 melhores pegadinhas do programa Silvio Santos

Artigo anterior

25 truques surpreendentes escondidos no Google Chrome

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido