Ciência e Tecnologia

Será que você sofre de daltonismo? [Quiz]

0

Já dizia o poeta, “os olhos são a janela da alma”, o que faz total sentido uma vez que através dos olhos podemos expressar emoções, identificar e registrar o mundo, e até “falar”. E é por essa e por outras que a visão requer diversos cuidados especiais e e uma atenção a mais a alguns sinais de ela possa estar comprometida por alguma doença ou anomalia.

Um dos tipos mais famosos de deficiência que podem acometer os olhos – e ao mesmo tempo mais desconhecidos, pois a maioria das pessoas já ouviu falar mas não sabe bem do que se trata – é o daltonismo.

O daltonismo é um tipo de deficiência visual em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas. O distúrbio, que recebeu este nome em homenagem ao químico inglês John Dalton (o primeiro estudar as características do daltonismo), pode ser classificado em três tipos:

Protanopia – O tipo mais comum, o indivíduo acometido pela protanopia não identifica a cor vermelha, podendo ver tons de marrom e cinza no lugar desta.

Deuteranopia – Uma pessoa com este tipo de daltonismo não é capaz de distinguir a cor verde. Mas, da mesma forma que ocorre com a protanopia, os tons vistos geralmente são puxados para o marrom.

Tritanopia – O tipo mais raro de daltonismo. A tritanopia interfere na distinção e reconhecimento das cores azul e amarelo. Uma pessoa com este tipo de visão não perde totalmente a noção do azul, o enxerga em tonalidades diferentes do normal, e o amarelo vira um rosa-claro.

Muitas pessoas que são daltônicas nem imaginam que sofrem dessa deficiência visual.

Você tem daltonismo? Faça o teste

 

Tudo o que ninguém sabia sobre a vida de Stephen Hawking [Matéria Especial]

Matéria anterior

Pessoas muito educadas podem ser perigosas, afirma estudo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos