Tudo o que ninguém sabia sobre a vida de Stephen Hawking [Matéria Especial]

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      27/08/15 às 17h57

Ele é Doutor em cosmologia, professor lucasiano de matemática, físico teórico e cosmólogo britânico.

Mesmo quem não entende nada sobre o mundo da física e os seus incríveis experimentos, já deve ter ouvido falar de Stephen William Hawking, o nome verdadeiro do cientista. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você algumas curiosidades impressionantes sobre Stephen Hawking que você não conhecia(Clique aqui e veja a matéria).

Mas por trás de uma mente fascinante e um cientista brilhante e sério no que estuda, muita gente tem curiosidade sobre como é a vida privada de Hawking. Vamos mostrar para você como é a vida privada de um dos físicos mais famosos da ciência. Você vai perceber como é o mundo dele e que vai bem além da cadeira de rodas.

Confira:

hawkingwwe-aliens-asteroids-ourselves-stephen-hawking-outlines-biggest-threat-to-humanity-jpeg-282934

Stephen já veio ao mundo de uma forma curiosa: nasceu aos exatos 300 anos da morte de Galileu Galilei. Era o caçula de quatro irmãos numa casa cheia de livros, na qual foi educado por mãe filósofa e pai médico. Muitos vizinhos consideravam a família "anormal". Na escola, foi logo ganhando o apelido de "Einstein", apesar dos inúmeros trabalhos sem capricho e uma caligrafia temebrosa. Desde o ensino básico, ele gostava de astronomia e física, pois, segundo ele, ajudavam a entender questões como de onde viemos e o motivo de estarmos aqui.

Stephen Hawking's World Cup success formulae

Um dos sinais de que ele ia longe surgiu logo as 17 anos, quando o ainda garoto havia ganhado uma bolsa para estudar física na tão estimada Universidade de Oxford. Na faculdade, ele fez amigos no remo, desclassificou sua equipe, estudava uma hora por dia e o passatempo favorito eram as festas estudantis. E mesmo com esses comportamentos, conseguiu ser aprovado no mestrado da Universidade de Cambridge.

stephen_hawking_adolescente

Com o passar do tempo, ele percebeu que era bastante desastrado. Ele sentia que não conseguia controlar os seus movimentos. Um dia, ele caiu de patins e nunca mais conseguiu levantar. Ao ser levado ao médico, recebeu o diagnóstico de que estava com esclerose lateral amiotrófica(ELA). A doença, segundo os médicos, pode levar à morte dentro do tempo máximo de três anos, além de causar a perda de movimentos. Conheceu Jane Wilde, uma amiga de uma de suas irmãs e mais tarde casou com ela.

Em 1970, o estado do cientista foi piorando, ele não conseguiu cuidar dos filhos e parou de andar, tendo que utilizar uma cadeira de rodas e um carrinho elétrico de rodas.

332628-970x600-1

Ele foi convidado a trabalhar no Instituto de Tecnologia da Califórnia e se mudou junto com a família para os EUA. O casamento não ia bem e a esposa começou a ter um caso com um músico e tocador de órgão chamado Jonathan Jones, que conheceu numa igreja local e convidou o cara a morar junto com a família. Como ele achava que não resistiria muito tempo vivo, resolveu aceitar o músico pois pensava que alguém teria que sustentar a família e os filhos.

Mais tarde, sua saúde piorou e ele contraiu uma pneumonia e passou por uma traqueostomia, uma cirurgia que introduz um tubo de ar em sua garganta, para ajudar a facilitar na respiração.

lido_web_web

Depois da cirurgia, o físico passou a se comunicar utilizando um computador com a voz eletrônica, além de sintetizadores que produzem um tom de voz parecido com o natural. Em 1988, publicou um livro em linguagem bem simples para leigos que retrata a origem do universo, o chamado Uma Breve História do Tempo. A publicação atingiu a marca de 10 milhões de cópias e chegou a ser traduzido em mais de 30 idiomas. Separou-se de Jane e conheceu Elaine Mason, uma de suas enfermeiras, na qual se casou.

hawking-voando

Para comemorar o aniversário da filha, ele até foi parar em um cabaré, onde não gosta de comentar o caso, mas há registros fotográficos. A vida conjugal foi marcada por momentos de violência doméstica. Ele já deu entrada no hospital com cortes e hematomas e já até apanhou da esposa, segundo a filha. Ele se separou da segunda esposa e passou a se dedicar mais à ciência. Ele foi parar em todos os continentes, produziu vários experimentos em situação de gravidade zero e em 2015 quer ir além, pretendendo visitar o espaço.

O físico não para e já até voou em balão, andou de submarino e tem dedicado a vida para a astronomia e física.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+