Situações em que é melhor ficar em silêncio, segundo a psicologia

Conversar é algo quase essencial para as interações humanas. Contudo, existe uma linha tênue entre falar alguma coisa que agregue valor e somente acrescentar mais ruído. Por conta disso, existem situações em que é melhor ficar em silêncio.

De acordo com a psicologia, existem momentos em que a melhor resposta é o silêncio. Quando isso acontece, não quer dizer que a pessoa esteja passando um ar de desinteressado ou de passividade, mas sim que está usando o poder do silêncio ponderado. Saiba quando ele pode ser a melhor saída.

Situações em que é melhor ficar em silêncio

Sbie

1 – Em discussões acaloradas 

É bem comum que todas as pessoas já tenham passado por uma situação onde uma conversa acaba se transformando em uma discussão e as coisas começam a esquentar. De acordo com a psicologia, é justamente nessa hora que a pessoa tem que apertar um botão para pausar.

Nos momentos em que a tensão está alta, as emoções estão à flor da pele, o pensamento racional acaba ficando em segundo plano. Então, essa é uma das situações onde é melhor ficar em silêncio porque dessa forma a pessoa dá a chance das partes envolvidas se acalmarem, pensarem com clareza e evitarem palavras que se arrependam depois.

Além disso, optar por não falar nada mostra respeito ao outro, mesmo não concordando com ele.

2 – Quando o outro estiver falando 

Todos conhecem a máxima “quando um burro fala, o outro abaixa a orelha”. E o que ela quer dizer é que quando uma pessoa estiver falando é melhor a outra ficar em silêncio. Isso não é somente uma gesto de educação, mas também uma forma de demonstrar respeito e dar ao outro um espaço para expressar seus pensamentos.

Na visão da psicologia, uma escuta ativa inclui ficar em silêncio enquanto os outros falam e faz com que a pessoa seja um melhor comunicador e também promove relacionamentos mais fortes.

3 – Quando não tiver certeza dos fatos 

Quando a pessoa não tiver certeza do que está falando ou não tiver evidências para sustentar suas falas, o melhor a se fazer é ficar em silêncio. Até porque, quando alguém fala algo sem conhecimento sólido, isso pode acabar gerando desinformação e prejudicar a credibilidade da pessoa.

Além disso, não falando, a pessoa tem a oportunidade de aprender e isso demonstra humildade e disposição para conhecer um ponto de vista diferente.

4 – Quando o momento não é certo 

Mais uma das situações que é melhor ficar em silêncio é quando falar alguma coisa pode acabar sendo mais prejudicial. Conforme a psicologia, entender quando é o momento de se conter é tão importante quanto saber o que falar.

Isso porque quando alguém é sensível com relação ao momento, ele está respeitando os limites das outras pessoas. Além disso, quando o momento for certo para falar, a probabilidade da mensagem ser bem recebida aumenta.

5 – Quando uma pessoa precisa ser ouvida

Quando um amigo, um membro da família ou até mesmo um desconhecido estiver passando por um momento difícil e precisar compartilhar com alguém, o ideal é ficar em silêncio e escutar. Essa não é uma hora para oferecer conselhos ou tentar resolver o problema. O que tem que ser feito é simplesmente ouvir.

Segundo a psicologia, o ato de ouvir pode ser terapêutico para quem está falando. Isso porque ele sente que seus sentimentos estão sendo validados e ele entende que não está sozinho.

6 – Quando o silêncio é a mensagem 

Existem situações em que o silêncio é mais eloquente do que qualquer palavra. Conforme  a psicologia, ele pode ser um comunicador poderoso, permitindo que as pessoas absorvam totalmente o momento e respondam com sua presença ao invés das palavras.

Fonte: NDmais

Imagens: Sbie

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...