Curiosidades

Há uma sala onde ninguém aguenta ficar mais de uma hora e a razão é o silêncio

0

Recentemente, a Microsoft divulgou um vídeo apresentando a câmara anecoica, a mais silenciosa do mundo. Ela foi construída em colaboração com as Indústrias Eckel de Controle de Ruído.

A câmara possui paredes que absorvem entre 99% e 100% do som, tornando o ambiente completamente silencioso.

O lugar, também conhecido como “câmara sem ecos”, foi criado para ajudar a Microsoft a aprimorar a qualidade de seus produtos.

Via BBC

Quando um usuário conecta um carregador ou aumenta o brilho, por exemplo, isso pode gerar um ruído muito baixo que pode afetar negativamente a experiência do usuário.

A câmara anecoica é capaz de identificar esses pequenos sinais, permitindo que a Microsoft aprimore a qualidade de seus produtos e ofereça uma melhor experiência ao usuário.

LeSalle Munroe, engenheiro sênior da Microsoft, explicou que a câmara é uma ferramenta valiosa para aprimorar a qualidade do som nos dispositivos da Microsoft.

Embora seja um ambiente silencioso, ela não foi projetada para fins de tortura.

Ao contrário, ela foi criada como uma ferramenta de trabalho para aprimorar a qualidade dos produtos da Microsoft.

Dessa forma, ao detectar sinais de som muito baixos que podem impactar negativamente a experiência do usuário, a câmara anecoica ajuda a garantir que os produtos da Microsoft ofereçam a melhor qualidade possível.

Exemplos

Um exemplo do uso da câmara anecoica da Microsoft é aprimorar a qualidade do reconhecimento de fala da assistente virtual Cortana.

A equipe de áudio simula cenários do mundo real em que o reconhecimento de fala é perturbado, registrando o transtorno para aprimorar o mecanismo de reconhecimento da assistente de voz.

Usando um manequim com um alto-falante, os engenheiros atrapalham o reconhecimento de voz com ruídos de fundo enquanto a Cortana responde rapidamente às perguntas feitas.

Além disso, a câmara anecoica é útil para avaliar a performance do microfone do Surface em vários aspectos, como alcance dinâmico, frequência de resposta, distorção harmônica e vedação acústica.

A câmara anecoica ajuda a caracterizar as propriedades acústicas dos alto-falantes do produto, desde os componentes até o sistema integrado, permitindo que a Microsoft aprimore a qualidade do som oferecido pelos seus dispositivos.

Em suma, a câmara anecoica é uma ferramenta valiosa para aprimorar a qualidade do som em dispositivos eletrônicos, como microfones e alto-falantes.

Recordes

A Microsoft quebrou o recorde mundial de silêncio com a construção de uma câmara anecoica capaz de absorver de 99 a 100% do som.

O antigo recorde estabelecido pelo Guinness era de -13 dB, mas a Microsoft conseguiu diminuir essa intensidade para -20,6 dB, muito próximo do som mais quieto do mundo, teorizado por matemáticos, que mede -23 dB.

Esse ambiente é tão silencioso que permite ouvir sons que normalmente passam despercebidos.

Via Mais Tecnologia

Para fins de comparação, quando você acha que não está ouvindo nada, a intensidade do som é de 0 dB. Por exemplo, respirar baixo mede cerca de 10 dB. Enquanto isso, o barulho de um eletrodoméstico como a geladeira tem cerca de 40 dB. Ainda, uma conversa em tom normal, sem gritos, chega a 60 dB.

Com um pouco mais do que isso sua audição começa a ter prejuízos consideráveis, como no metrô (90 dB) ou quando se submete ao urro de um elefante, com 114 dB.

O som mais alto registrado pela humanidade foi durante a erupção do vulcão Krakatoa, em 1883, na Indonésia. Sua intensidade foi de 170 dB a cerca de 160 km da erupção.

Por curiosidade, esses mesmos 170 dB tiveram registro a apenas 100 metros do lançamento do foguete Saturno V; em uma distância próxima, o som chegou a 220 dB e era capaz de derreter concreto.

Além de ser um ambiente extremamente silencioso, a câmara anecoica da Microsoft também permitirá desenvolver outros produtos, para melhorar, por exemplo, seus microfones e fones, frequência de resposta, distorção harmônica e vedação acústica.

Como uma câmara anecoica funciona?

Via Olhar Digital

Derek Muller, do Veritasium, visitou a câmara anecoica da Universidade Brigham Young (BYU), em Mineápolis. Eles dizem que só se pode permanecer por no máximo 45 minutos sem ter crises de ansiedade e sintomas de loucura.

Essa câmara anecoica é projeto exclusivo, para isolar o som externo e conter reflexões de ondas mecânicas e eletromagnéticas. Isso mesmo utilizando calços que absorvem ou impedem a reflexão dessas ondas.

O som de baixa frequência tem absorção, enquanto o som de alta frequência é absorvido, segundo Cameron Vongsawad, responsável pela acústica na BYU.

Ann Clawson, estudante de psicologia, acredita que o desconforto pode ser uma manifestação de ansiedade, pois estamos acostumados a ouvir os sons ao nosso redor.

Dessa forma, experimenta-se o pânico ao não ter mais esse conforto ao redor.

Além disso, o cérebro começa a “recalibrar” a audição, tornando-nos mais sensíveis aos sons, incluindo o movimento das roupas, os fluidos no corpo e até a circulação do sangue.

Por isso, muitas pessoas consideram que estão enlouquecendo nesse local silencioso.

Apesar dos relatos de amigos, Muller conseguiu ficar uma hora na câmara e afirmou que poderia ficar mais tempo. A câmara mostrada no vídeo tinha “apenas” -7 dB de intensidade sonora. Isso é impressionante considerando que a câmara da Microsoft tem quase três vezes essa intensidade.

 

Fonte: Tecnoblog

Imagens: Olhar Digital, BBC, MaisTecnologia

Ciclone-bomba atinge praia do Rio de Janeiro e vídeo viraliza

Artigo anterior

A história por trás do vestido da vingança de Lady Diana

Próximo artigo