Com certeza a maior parte das pessoas acredita que um dos lugares mais nojentos da casa é o banheiro. No entanto, um lugar que é zona de conforto por muitas horas, também, é um dos lugares mais sujos da casa. Mesmo sendo confortável, a cama pode ser o lugar mais nojento da casa.
A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas (da pele) e várias outras partículas, fazem dela o ambiente perfeito para o crescimento de bactérias, fungos, vírus e até insetos pequenos. Até mesmo o que lhe dá um aspecto limpo, as roupas de cama, podem acumular grandes quantidades de bactérias ao longo do tempo se não forem limpas regularmente. Para se ter uma noção, segundo dados da Amerisleep, depois de uma semana os lençóis acumulam até cinco milhões de bactérias.
iStock
Com relação ao colchão, com sete anos de uso, em média, ele pode ter mais de 16 milhões de bactérias. E quanto mais velho ele for, maior a variedade de bactérias que abrigará. Essa mesma lógica, também, é aplicada aos travesseiros.
São vários os fatores que fazem a cama ser o lugar mais nojento da casa e ideal para proliferação de bactérias, fungos, mofo e insetos. Um deles é a própria pessoa já que um adulto perde , aproximadamente, 15 gramas de células da pele todos os dias, várias delas ficam nas fendas e rachaduras do colchão transformando a pele morta em um banquete para os ácaros.
A transpiração, lágrimas e outros fluidos corporais fazem a cama virar um lugar quente e úmido para o mofo, fungos e bactérias capazes de causar problemas de pele, entre outros sintomas.
Os itens domésticos contaminados levam germes para a cama, como por exemplo, roupas e toalhas em contato com outras superfícies da casa e até os animais de estimação. No caso dos pets, ao passear na rua eles carregam vários germes da rua para o colchão.
Prevenir possíveis doenças
Para a cama deixar de ser o lugar mais nojento da casa, é essencial lavar os lençóis e fronhas, com frequência, para os germes não serem uma grande ameaça. Uma coisa a ser feita é arejar o lençol pela manhã e lavar a roupa de cama toda semana, ainda mais se a pessoa fica muito tempo na cama, dorme nu ou sua muito.
O mais recomendável é lavar as roupas de cama em temperatura em torno de 40ºC para ajudar a matar os germes. Também certificar que elas estejam 100% secas antes de usar.
A última coisa a ser feita para evitar possíveis doenças é tomar banho antes de dormir e evitar deitar suado ou com roupas sujas de academia ou transporte público.
Fonte: Olhar digital
Imagens: iStock