Alguns séculos atrás, as pessoas pensavam que tinham mais de oito planetas no sistema solar. E erroneamente, classificaram asteroides como planetas. Mas algumas dessas previsões acabaram sendo verdadeiras. E ainda acredita-se que alguns desses planetas possam existir. Como é o caso de um, em específico, que é bem real para os astrônomos, o chamado planeta X ou Planeta Nove. E saber da existência dele está mais perto porque um telescópio irá rastrear esse planeta invisível.
A existência desse planeta no sistema solar externo é apoiada pelos cálculos feitos em um novo estudo. De acordo com eles, esse corpo hipotético poderia ter uma massa 4,4, vezes maior que a da Terra e ter uma órbita praticamente 10 vezes mais longe do que Netuno, o planeta mais remoto do nosso sistema solar.
O estudo feito analisa a posição de objetos transnetunianos (TNOs) no sistema solar. Eles são qualquer corpo menor no nosso sistema solar que orbita o sol e tem uma órbita maior que a de Netuno.
Dentre os TNOs, os mais famosos são Plutão, Éris, Haumea, Makemake, Gonggong, Quaoar, Sedna e Orcus. Contudo, o novo estudo faz a análise de outros que estão ainda mais longe.
Então, para conseguir definir o local e as características desse plante invisível o estudo usou vários testes estatísticos. Como resultado, ele mostrou um agrupamento significativo nas propriedades orbitais de TNOs que estão seis vezes mais longe que Netuno.