Curiosidades

Se o Planeta Nove realmente existir ele pode estar em um lugar diferente do que o imaginado

0

O sistema solar é formado pelo Sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Alguns séculos atrás, as pessoas pensavam que tinham mais de oito planetas. E erroneamente, classificaram asteroides como planetas. Mas algumas dessas previsões acabaram sendo verdadeiras. E ainda acredita-se que alguns desses planetas possam existir.

Como é o caso de um, em específico, que era bem real para os astrônomos. O Planeta Nove teria o mesmo tamanho que Urano ou Netuno e uma massa 10 vezes maior que a da Terra. Ele também seria 20 vezes mais distante do sol do que Netuno. E levaria entre 10 e 20 mil anos para completar uma órbita no sol.

Se esse planeta realmente existir, ele pode não estar onde era pensado que estaria. Segundo astrônomos que procuram esse planeta, novas informações foram levadas em consideração e isso pode significar que a órbita dele é significativamente mais elíptica do que o previsto.

Planeta Nove

O Planeta Nove fez uma grande entrada em 2016 quando os astrônomos Konstantin Batygin e Michael Brown, da Caltech,  publicaram um artigo sobre ele. No artigo os astrônomos falavam sobre esse planeta ainda não descoberto nos confins do sistema solar. De acordo com eles, a evidência para isso estava em outros objetos muito além da órbita de Netuno.

Esse objetos são chamados de Objetos Transneptunianos Extremos (ETNOs) e tem órbitas elípticas enormes. Por isso eles nunca cruzam mais perto do sol do que a órbita de Netuno.

Batygin e Brown descobriram que essas órbitas tem o mesmo ângulo no pariélio, que é o ponto onde sua órbita está mais perto do sol. Então, eles fizeram várias simulações e descobriram que a influência gravitacional de um grande planeta poderia agrupar as órbitas dessa maneira.

Hipótese

Entretanto, desde que esse artigo dos astrônomos foi descartado a teoria toda ficou bastante controversa. Vários astrônomos acham que a existência do Planeta Nove é improvável. Mas até o momento não existe nenhuma evidência firme que sim ou que não.

A única forma de se chegar a uma conclusão é encontrar esse planeta. E uma atualização feita por Batygin e Brown poderia ajudar os astrônomos a fazerem isso.

Em 2016, a detecção inicial do Planeta Nove foi feita se baseando apenas em seis ETNOs. Em 2019, os astrônomos revisaram as informações disponíveis e chegaram à conclusão de que tinham tido algumas coisas um pouco incorretas.

De acordo com a revisão, a massa do planeta era somente cinco vezes a massa da Terra, ao contrário dos 10 que eles tinham calculado inicialmente. Além disso sua excentricidade também era menor.

“No entanto a pergunta que nos fizemos durante o auge da pandemia é diferente: faltam física essencial em nossas simulações? Por meio de nossa investigação contínua e incessante do modelo , descobrimos que a resposta a esta pergunta é ‘sim'”, escreveram os pesquisadores.

Procurar

“Devido à atração gravitacional de longo prazo da órbita do Planeta Nove, os objetos internos da Nuvem de Oort evoluem em escalas de tempo de bilhões de anos, sendo lentamente reinjetados no sistema solar externo. Então, o que acontece com eles? Simulamos esse processo, levando em consideração perturbações dos planetas gigantes canônicos, o Planeta Nove, estrelas que passam, bem como a maré galáctica, e descobriram que esses objetos da Nuvem de Oort interna reinjetados podem prontamente se misturar com o censo de objetos distantes do cinturão de Kuiper e até mesmo exibir agrupamento orbital”, explicaram os pesquisadores.

Tudo isso sugere que uma órbita mais excêntrica para o Planeta Nove explicaria melhor os dados do que a órbita que os pesquisadores de 2019 encontraram. E como esse planeta hipotético está tão distante e tão escuro, as chances de identificá-lo são bem baixas. Mas essas informações podem ser usadas para refinar os modelos e impedir que ele seja procurado em lugares onde não poderia estar.

Especialista em leitura labial revela o que os príncipes William e Harry disseram um para o outro no funeral do avô

Matéria anterior

10 fotos que foram divulgadas neste mês de abril e você não viu

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.