Há 60 anos, perdemos o rastro de um dos poucos mamíferos que põem ovos; agora, ele foi redescoberto

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 9, 2024

Os mamíferos são animais que têm duas características bem marcantes. São elas: a presença de pelos no corpo e glândulas mamárias que produzem leite. Eles são animais terrestres, aquáticos e voadores. E dentre as várias características deles, uma que sempre é aprendida desde a escola é que eles são animais que dão à luz os seus filhotes, os amamentam até que eles cresçam e consigam comer por si mesmos. Contudo, existem mamíferos que botam ovos.

Os mamíferos que botam ovos expelem os ovos e não seus filhotes inteiros. Ou seja, eles não tem as características principais da maior parte das espécies. Além disso, eles também não tem mamilos para alimentar seus filhotes.

Pode parecer algo estranho, ainda mais quando uma dessas espécie está no chamado limbo, ou seja, ainda não são tidas como extintas, mas também não são vistas há tempos. Por conta disso que, de vez em quando, elas podem ressurgir e serem redescobertas pelos pesquisadores. Isso foi o que aconteceu com um dos mamíferos mais estranhos que se conhece.

A espécie em questão ficou 60 anos no limbo até que uma equipe de exploradores a redescobriu. Ela é conhecida como zaglossus de Sir David, equidna de focinho longo de Attenborough ou Cyclops Mountains zaglossus. Essa redescoberta aconteceu nas florestas da província de Papua, na Indonésia, através de registros feitos pelas câmeras da expedição.

Dentre os motivos que os especialistas tinham para acreditar que essa espécie não estava extinta eram os buracos cavados com os focinhos deles. Agora, depois de 62 anos, existem evidências concretas de que esses mamíferos estão vivos.

O arranha-céu de Sir David é um mamífero da família das equidnas, uma família que se conhece somente quatro espécies, sendo três arranha-céus. O estimado é que essas espécies começaram a aparecer aproximadamente 200 milhões de anos atrás, entre o Triássico e o Jurássico.

Os parentes mais próximos deles são os ornitorrincos, que tem a mesma ordem e algumas características interessantes, como serem mamíferos que botam ovos.

Redescoberta dos mamíferos que botam ovos

MSN

A expedição que redescobriu esses mamíferos que botam ovos foi feita pelos pesquisadores da Universidade de Oxford com a colaboração de grupos locais e ONGs, no verão de 2023.

O objetivo era fazer a exploração de mais de 200 quilômetros quadrados da região das Montanhas Cyclops, uma região de selva aproximadamente dois mil metros acima do nível do mar e que tem várias áreas que não foram exploradas.

A redescoberta aconteceu por conta das armadilhas fotográficas que os pesquisadores deixaram no chão. Assim, eles conseguiram capturar o animal em vídeo.

Essa expedição não foi somente para redescobrir um dos mamíferos que botam ovos, mas também para a descoberta de várias espécies de insetos, dois sapos e um crustáceo.

Infelizmente, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o arranha-céu de Sir David está criticamente ameaçado de extinção e não é provável que a realidade mude depois da redescoberta. Contudo, os pesquisadores esperam que isso, pelo menos, aumente a conscientização para a conservação.

Fonte: MSN

Imagens: MSN

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...