Você sabe do que é feito o presunto?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      06/02/15 às 02h25

Você já parou para pensar do que algumas comidas que fazem parte da nossa alimentação diária são feitas? O presunto, por exemplo, quais ingredientes leva na sua composição?

Encontramos o presunto em sanduíches, pizzas e nos mais diversos tipos de alimentos. Ele existe em duas formas: cozido, o mais comum e o cru, um pouco mais difícil de encontrar e com um preço mais elevado.

presunto

A matéria-prima da qual este alimento é feito é basicamente o pernil do porco. Na produção, primeiramente o pernil é lavado, depois passa por uma processo de cura com sal, é desossado, enformado junto com outros ingredientes e por fim assado.

Além da carne, as indústrias também costumam adicionar proteína de soja, água, espessantes, aromatizantes, corantes e conservantes. Dessa maneira, o pernil do porco que deveria ser o ingrediente principal, acaba sendo responsável por apenas uma pequena quantidade do produto final.

Existe outro alimento bastante parecido com o presunto, inclusive no nome, o apresuntado. A diferença entre o presento e o apresuntado são as quantidades de carne e gordura. O apresuntado possui mais gordura enquanto o presunto mais carne. Mas, se o presunto não possui grandes quantidades de carne, você pode imaginar o percentual dela no apresuntado.

jamon_02

No Brasil o presunto mais consumido é o cozido, mas em países europeu a forma crua é mais popular. No presunto cru, o processo de produção é um pouco diferente. A carne não é desossada, e permanece inteira até o consumo. Para se tornar realmente presunto, o pernil precisa repousar por muito tempo, por isso o preço acaba sendo maior.

Como o presunto cru é feito apenas da carne suína, que não é misturada com soja ou aromatizantes, ele, muitas vezes, é considerado o verdadeiro presunto.

jamon

Veja como ele é feito

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+