Só tem batata na porção do McDonald's?

POR A redação    EM Curiosidades      18/07/14 às 14h55

Acredito que todo mundo que acessa esse site já comeu ao menos uma das batatinhas do McDonald's, afinal é a rede de fast food mais bem sucedida no mundo. E quando comeu, quis saber qual é o segredo para uma batatinha tão crocante.

É claro que não estamos falando daquelas que seu amigo guardou no carro por 1 semana e te ofereceu para sacanear, estamos falando daquelas fresquinhas e suculentas que dão água na boca mesmo de quem é contra o restaurante.

E a Revista Galileu, conseguiu listar ingrediente por ingrediente dessa receita, mas não vá se animando, muitos produtos da lista só são vendidos em escala industrial. Confira:

Batatas
potato
O tipo de batata usado pela rede do Ronald é a Russet Burbank, uma batata com um formato oval quase perfeito, que combina as medidas certas de amido e açúcar. O excesso de açúcar, aliás, pode causar manchas marrons, que deixam o gosto diferente. Caso não encontrem as batatas perfeitas, a empresa remove o açúcar num processo que "branqueia" as batatinhas.

Sódio e Pirofosfato
sadd
As batatas podem ficar feias mesmo depois de fritas, e a causa disso é o ferro que reage com alguns componentes químicos responsáveis pela descoloração do tecido do tubérculo. E aí que entra o fosfato, agindo contra os íons do ferro para mantê-las douradas durante todo o processo.

"leo vegetal
oil

Nos primeiros anos da empresa, as batatas eram fritas com a gordura das carnes. Mas no começo dos anos 90 a opinião pública passou a discutir a porção absurda de gordura saturada usada no processo, e, desde então, o óleo vegetal dominou as panelas dos Mc"s mundo afora. Só que como a tradição - mesmo que não recomendável - é levada muito a sério nos Estados Unidos, uma "essência do sabor da carne" é utilizada na hora de tratar as batatas.

Mais óleo vegetal
oil
Isso mesmo, a batata do Mc passa por duas vezes num banhão de óleo vegetal. A primeira acontece lá na fábrica e serve mais com uma pré-fritura, e a segunda já acontece no próprio restaurante. A diferença é que a segunda é acompanhada de um aditivo chamdo TBHQ (terbutylhydroquinone) - que em grandes doses pode causar um sério dano à saúde de animais como ratos. A função desse produto é agir como um antioxidante, substituindo a perda de hidrogênio que acontece com a comida. Tudo em porções saudáveis, garante a lanchonete.

Dextrose
uniformente
A dextrose é adquirida a partir do amido de milho. Lembra-se do processo de "branqueamento" que tirava o açúcar da batata? Bom, chegou a hora de repor. O resultado cria uma camada 'caramelizada ' na batata.

Sal
sal

O sal é jogado assim que ela sai do óleo quente exatamente para que a batata absorva todos os cristais salgados.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+