Fatos Nerd

Todos que pensam que o Homem de Ferro é o Batman da Marvel, estão enganados

0

DC e Marvel são as maiores editoras de história em quadrinhos da atualidade, logo é inevitável que ambas vivam em constante comparações uma com a outra. Seja nos quadrinhos, seja nos cinemas, elas são comparadas por seus personagens, histórias e criatividade. Normalmente, as pessoas sempre tentam encontrar uma equivalência, ainda mais quando se trata de figuras símbolos das casas. Por exemplo, esse é o caso do Homem de Ferro, personagem da Marvel que é diretamente relacionado ao Batman. Por muito tempo, coube ao Cavaleiro da Lua ocupar essa posição, porém, desde o debute de Tony Stark nos cinemas, ele passou a assumir o posto equivalente a pergunta: quem do universo Marvel se compara ao Batman?

De certa forma, essa pergunta é natural, pois o detetive da DC veio primeiro e possui uma base histórica maior, por isso, ele inspirou alguns personagens que vieram depois. Assim como Bruce Wayne, Tony Stark é gênio, playboy, bilionário, filantropo, com senso de justiça e desejo por adrenalina. Talvez as semelhanças acebem por aí. Stark e seus demônios pessoais é um constante jogo de si contra si mesmo. O personagem é cheio de conflitos internos e possui problemas com alcoolismo. Como é de conhecimento geral, Bruce Wayne pode (e tem) conflitos pessoais, porém ele é uma pessoa extremamente controlada. Outra diferença está na própria armadura do Homem de Ferro; ela parece ter vida própria, é uma máquina de combate que, por acaso, tem um humano operando-a por dentro. Completamente oposto do batsuit, sem uma pessoa de fato para vestir, ela não é nada mais uma roupa cheia de acessórios.

Sem contar a própria personalidade de ambos que são bem opostas e, em consequência, suas ações também costumam ser distintas. Tony Stark gosta de ser playboy, ele é narcisista, egocêntrico, tanto que é um dos poucos heróis que admite abertamente quem é seu alter ego. Em contrapartida, Bruce Wayne faz aparições públicas apenas por necessidade. Ele é um empresário, mas não deixa de ser celebridade também e, por isso, precisa ficar no topo das notícias. Além de tudo, Homem de Ferro não tem perfil de liderança. Ele ajuda, auxilia e, sim, toma algumas decisões decisivas, contudo, ele não é o líder dos Vingadores, por exemplo. E por mais que Superman esteja no comando da Liga da Justiça, é inegável que o Batman chega a dividir essa posição com ele, sendo escolha do próprio personagem se afastar ou não de certas decisões.

As diferenças entre os dois heróis são muitas. Ambos são ótimos em seus estilos de ser, como dito anteriormente, as comparações acabam na questão financeira e no intelecto. Continuar com esses paralelos só faz alimentar desentendimentos entre fãs, enquanto todos poderiam muito bem aproveitar o que de melhor esses personagens têm a oferecer.

Para falar a verdade, o personagem da Marvel que mais se parece com o Batman é o Demolidor. Isso se deve, principalmente, à genialidade de Frank Miller, que transformou o herói das ruas em uma versão muito mais obscura e similar ao morcegão da DC. A única diferença de ambos, além da cegueira, é o fato de que Matt é um personagem muito mais humano. Fora isso, ambos são mestres nas artes marciais, muito inteligentes e até mesmo utilizam armas semelhantes; basta comparar o bastão multifuncional do Demolidor com os icônicos batarangues do Batman.

Lembrando que nossa intenção não é de impor verdades, desrespeitar, nem ofender ninguém. Nosso intuito é apenas de informar, instigar e entreter mentes curiosas. E também gostaríamos de saber sua opinião, o que você acha de toda essa equivalência entre figuras tanto nas histórias em quadrinhos quanto nos filmes? Compartilhe sua opinião conosco.

20 ilustrações que brincam com nossas mentes

Matéria anterior

Você precisa saber disso antes de comprar qualquer garrafinha de água

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos