Curiosidades

Uber lança notificação por voz para colocar cinto de segurança

0

A Uber foi fundada em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick, com o objetivo inicial de ser um serviço parecido com um taxi de luxo. No caso, a empresa ofereceria carros como Mercedes e Escakade, na cidade de San Francisco. Em 2010, o aplicativo foi lançado e foi um dos pioneiros no conceito apresentado.

Hoje em dia, é quase impossível se imaginar sem esse serviço. E assim como a maioria dos serviços, a empresa também se atualiza com o passar do tempo para sempre atender seus clientes da melhor forma possível.

Com isso, o serviço oferecido pela empresa sofre algumas mudanças para se adequar ao tempo presente ou às necessidades dos clientes. Como exemplo, a partir dessa quarta-feira a Uber irá começar a lembrar os passageiros a colocarem o cinto de segurança através de uma notificação de voz para o motorista.

Alerta

Autopapo

Segundo o anúncio da empresa, essa decisão foi tomada depois de um levantamento mostrar que 50% das mortes em acidentes nos EUA em 2022 foram por conta da falta do uso desse equipamento de segurança.

Na visão da Uber, esses alertas “aumentarão o uso do cinto de segurança e ajudarão os motoristas a garantir um ambiente seguro durante a viagem”. Algumas pessoas já perceberam essa mudança aqui no Brasil, até porque um e-mail foi enviado explicando essa nova notificação do cinto de segurança.

“Cinco segundos antes do início da viagem, através do celular do motorista, você poderá ouvir a seguinte mensagem: “Para a sua segurança, use o Cinto de Segurança”. Além disso, você também receberá uma mensagem de texto, lembrando de colocar o cinto de segurança. Assim, vocês viajam com mais tranquilidade e fazem sua parte para um trânsito seguro”, informou a empresa em um comunicado para seus funcionários.

A meta é que os usuários do serviço se acostumem a colocar o cinto de segurança, que é obrigatório, mesmo quando estão viajando como passageiros. Agora, com essa notificação, ela irá ser ativada de maneira padrão para que o alerta seja enviado nas cinco primeiras viagens. Depois desse tempo, o alerta será emitido a cada 10 viagens.

Além dessa mudança, recentemente a Uber lançou uma seção nova de preferências de segurança. Nela, o usuário pode automatizar as ferramentas de segurança do serviço, como por exemplo, ativar automaticamente recursos de gravação de áudio, verificação de PIN e Compartilhamento de viagem.

Uber

Let’s go Bahia

Outra novidade recente da empresa foi a função adolescente, que dá aos pais a possibilidade de acompanhar o trajeto dos filhos em tempo real, além de recursos e ferramentas novas de segurança.

Mesmo que sejam menores de idade, os adolescentes podem baixar o aplicativo e solicitar viagens de Uber por conta própria. E nesse modo não é possível desabilitar nenhum recurso de segurança. Até porque o objetivo é dar uma alternativa de mobilidade de forma autônoma, mas ao mesmo tempo com a supervisão dos responsáveis.

Essa função pode ser usada por adolescentes entre 12 e 17 anos e ser compartilhada com o familiar responsável. Em várias cidades do país ele já está disponível, como em Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Santos, Vitória, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Sorocaba e São José dos Campos.

Cada vez que o adolescente chamar uma corrida, os responsáveis irão receber atualizações em tempo real e irão conseguir acompanhar a viagem ao vivo, desde o momento em que o adolescente embarcou até o desembarque. Além disso, os responsáveis também vão conseguir ligar para o motorista se for necessário.

Os adolescentes vão ter acesso aos recursos de segurança do app da Uber, como por exemplo, confirmação da viagem por código (U-Código) e, depois que o motorista aceitar a corrida, gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio), entre outros.

De acordo com a Uber, esse recurso veio depois de uma pesquisa feita com os usuários dos EUA. Ela mostrou que metade dos responsáveis por adolescentes disseram já ter tido que escolher entre levar os filhos em algum lugar e um compromisso profissional.

Ainda de acordo com a pesquisa, 40% dos jovens já deixaram de ir em um evento ou fazer alguma atividade por não ter uma alternativa de mobilidade.

“Com o Uber Adolescentes, os responsáveis terão visibilidade do uso do aplicativo pelos jovens todo o tempo. Ao mesmo tempo em que queremos ver os jovens poderem contar com mais essa alternativa para se deslocar, queremos que os responsáveis possam ter tranquilidade de saber que a conta está sob controle deles. O responsável receberá notificações em tempo real e poderá acompanhar a viagem no seu próprio celular”, disse Sílvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil.

Fonte: Olhar digital, UOL

Imagens: Autopapo, Let’s go Bahia

Cor mais antiga do mundo foi descoberta em rochas subterrâneas no Saara

Artigo anterior

ChatGPT irá substituir professores na produção de aulas digitais nas escolas em São Paulo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido