icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Veja a SpaceX lançar um protótipo de sua nave em larga escala para os céus

POR Bruno Dias EM Curiosidades 06/08/20 às 15h12

capa do post Veja a SpaceX lançar um protótipo de sua nave em larga escala para os céus

SpaceX mudou o que todos nós pensávamos sobre viagens espaciais. Desde a sua fundação, em 2002, muitos experimentos, invenções espaciais, remodelagem e aterrissagens de testes rumo à Marte já aconteceram. A cada novo experimento a evolução é notavelmente vista. A empresa começou no período em que Elon Musk deu os primeiros passos em sua grande ambição de realizar missões em Marte. Mais de 15 anos depois, a SpaceX está muito além da fase de startups espaciais.

A evolução foi tanta que a empresa fez um lançamento histórico sendo o primeiro voo tripulado, partindo de solo americano depois de nove anos. E Musk não quer para por aí. Ele quer fazer dos humanos uma espécie interplanetária.

A empresa fez um lançamento bem sucedido do protótipo gigantesco da Starship SN5. Esse lançamento foi feito em Boca China, no Texas. A espaçonave alcançou uma altura de 150 metros.

Lançamento

O protótipo gigante de aço inoxidável flutuou no ar deixando uma nuvem de poeira bastante grande para trás. Depois disso, ela pousou suavemente, mas seu pouso não dá para ser observado no vídeo por conta da nuvem de poeira deixada.

O lançamento desse protótipo é bastante importante já que o objetivo da SpaceX com essa espaçonave é levar 100 pessoas ou então 100 toneladas de materiais tanto para Marte como para a lua.

Outros projetos da Starship já explodiram de formas espetaculares virando grandes bolas de fogo. O lançado agora é o sexto protótipo de teste feito em escala real pela empresa. E ele foi o primeiro a decolar até hoje. E essa decolagem foi feita apenas com um dos seis motores Raptor, que é a próxima  geração de propulsores da SpaceX.

Protótipo

O lançamento do protótipo pode ter sido um sucesso. Mas as equipes da empresa ainda têm um caminho longo a ser percorrido, antes que o voo de verdade possa decolar. A versão definitiva dessa espaçonave vai carregar seis motores Raptor e vai ter um grande nariz no topo.

No teste que foi feito, o protótipo levou uma simulação de carga que foi acoplada na sua parte superior. Ela foi colocada nesse lugar para ser o mais perto da realidade possível.

O primeiro teste foi feito na segunda-feira dessa semana (3), mas não teve sucesso no lançamento. E Musk anunciou, em seu Twitter, que "uma válvula de início de rotação da turbina Raptor não abriu, provocando um cancelamento automático".

A notícia de que um lançamento da Starship foi bem sucedido é bastante animadora. Já que seus outros protótipos todos explodiram durante os testes. O SN5, que é o protótipo atual, passou com sucesso pelo seu teste de disparo estático do motor feito no dia 30 de julho. E foi isso que possibilitou o voo visto.

Uma versão diminuída, chamada Starhopper, voou para 150 metros em uma tentativa também bem sucedida, em agosto de 2019. "Um dia, a nave estelar pousará nas areias enferrujadas de Marte", brincou Musk no Twitter na época. E com o trabalho que a SpaceX vem desenvolvendo essa brincadeira está cada vez mais perto de se tornar uma realidade.


Próxima Matéria
Via   Futurism  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest