Curiosidades

Veja como se livrar do esgotamento emocional ocasionado pela pandemia

0
Tired woman

Seguimos vivenciando a crise ocasionada pelo novo coronavírus e, hoje, muitos de nós estamos compreensivelmente exaustos, emocionalmente esgotados. Ao considerarmos as situações as quais passamos, seja a mudança na rotina, no trabalho, na convivência harmônica, entendemos perfeitamente o quão podemos estar abatidos com a nova realidade.

“Estamos há um ano confrontando a pandemia e, por isso, é normal lembrarmos, e de forma gentil, como a vida era antes da chegada do novo coronavírus. Por isso, é importante estarmos cientes de como conseguimos chegar até aqui e como podemos transformar essa situação toda em algo mais leve”, revelou Branden Crawford, especialista comportamental da Kaleidoscope Family Therapy, em Atlanta, Estados Unidos.

Diante do cansaço, da exaustão e do esgotamento, é preciso mudar, é preciso criar uma nova realidade para superar essa difícil fase. Mas como?

1. Identifique o que está causando o esgotamento

Talvez seja por estar isolado, distante de amigos e familiares. Talvez seja o ambiente ou, quem sabe, o trabalho. “Depois de identificar o que está causando esse esgotamento emocional, é preciso agir. E identificando o problema que encontramos a solução. Somente assim podemos tomar as medidas adequadas para mudar o cenário que nos incomoda”, explica Samantha Elkrief, terapeuta.

2. Incorpore mais prazer em sua vida

Provavelmente, poucos de nós sentimos prazer em alguma coisa – o que é normal, afinal, a pandemia eliminou a possibilidade de usufruirmos de inúmeras experiências agradáveis e, constantemente, nos impede de saborear novos momentos.

“Busque a felicidade em coisas simples. Procure fazer coisas que você jamais fez antes. Tente de tudo. Se você, por exemplo, está acostumado a tomar banhos rápidos, passe, então, a tomar banhos longos. Não gosta de livros? Tente ler revistas em quadrinhos. O importante é tentar”, revela Lauren Donelson, escritora e astróloga.

3. Agite sua rotina

O cronograma que você estabeleceu no início da pandemia pode ter dado certo, portanto, mude. Busque novas metas, estabeleça novos pilares, se envolva em atividades que possam trazer uma sensação de normalidade.

“Se tiver como, tente mudar um ou dois aspectos de sua rotina. Procure algo que traga um pouco de frescor”, explica Donelson. “Se você sempre faz café em casa, tente, ao menos uma vez por semana, comprar café em uma cafeteria. Essas pequenas mudanças trazem a sensação de que estamos vivendo coisas novas”.

4. Faça planos para o futuro

Agora que a vacina já está disponível, tudo pode mudar. Embora as campanhas de vacinação tenham começado, ainda não podemos baixar a guarda, mas podemos, pelo menos, começar a planejar o futuro – ou ao menos sonhar.

“Isso significa que você pode pensar onde deseja passar as férias ou quais restaurantes quer conhecer. Tudo é válido. Quer fazer um investimento? Anote. Quer comprar um animal de estimação? Pontue, então, o que é necessário ter em casa para receber o bichinho. Em suma, apenas planeje, pois precisamos de coisas que nos lembre que tudo isso é passageiro”, esclarece Crawford.

5. Reserve mais tempo para descansar

Dormir é essencial para o nosso bem-estar físico e mental. “Como estamos todos esgotados, precisamos descansar e bem. Precisamos também aprender a respirar, assim, livramos o corpo de carregar certos pesos”, revela Dara Bu Elliott, uma especialista comportamental de San Francisco.

Arqueólogos fizeram uma descoberta extraordinária de uma carruagem cerimonial em Pompéia

Matéria anterior

Pessoas com sangue tipo A são mais propensas a contrair o novo coronavírus

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.