CuriosidadesMundo Animal

Vídeo inacreditável mostra duas abelhas trabalhando para abrir uma garrafa de refrigerante

0

As abelhas podem não ser o bicho mais amigável e preferido das pessoas, por causa da sua dolorosa ferroada. Mas a existência delas e o que elas proporcionam para o mundo são coisas que interferem bastante em nosso cotidiano, que talvez você nem saiba. A falta das abelhas pode impactar de forma drástica desde o nosso setor farmacêutico e de estética, até a nossa alimentação diária de carnes e vegetais.

Mesmo não sendo um inseto muito apreciado, as abelhas são inteligentes e têm várias outras capacidades. Como, por exemplo, a capacidade matemática, o reconhecimento facial e, até mesmo, o uso de ferramentas.

Como se não bastassem todos esses talentos destes bichos, um vídeo que foi originalmente postado no Twitter logo viralizou na internet. Isso porque ele mostra duas abelhas aparentemente desrosqueando a tampa de uma garrafa de Fanta Laranja para conseguirem chegar ao delicioso líquido.

Vídeo

Pode ser que o vídeo seja uma montagem, as abelhas sejam na verdade computação gráfica, ou então usaram algum outro truque para fazê-lo. No entanto, o vídeo pode ser verdadeiro e nos mostrar realmente o valor do trabalho em equipe desse par de abelhas para conseguir derrubar a tampa da garrafa de refrigerante.

Seja como for, é divertido pensar que as abelhas têm essa inteligência para bolar um plano para conseguirem chegar no seu objetivo. Segundo o “ViralHog”, que é o licenciador que adquiriu o vídeo dos insetos, esse momento interessante foi registrado aqui no Brasil. Alguém em São Paulo flagrou os pequenos animais durante o seu período de almoço.

“Peguei um refrigerante de um cliente, mas logo as abelhas o roubaram”, escreveu a pessoa que estava filmando na legenda do vídeo.

Assim como a maior parte dos vídeos virais de animais fazendo algo “incomum” para os humanos, esse também tem confundido muita gente. Algumas pessoas se perguntam como essa inteligência da abelha existe, visto que seu cérebro é obviamente muito pequeno.

Inteligência

No entanto, como foi sabido nos últimos anos, o tamanho da cabeça de um animal não é o único fator que influencia em sua inteligência. Por uma lado, os animais minúsculos possuem menos massa corporal para que os neurônios sejam responsáveis. Por conta disso, naturalmente, eles precisam de cérebros menores. Além do mais, a complexidade entre os neurônios poderia ser mais importante para o desempenho cognitivo do que o tamanho do cérebro.

Segundo Karl von Frisch, em 1962, uma década antes de ele ganhar o Prêmio Nobel de pesquisa sobre comunicação com abelhas, estes animais  são muito pequenas para pensar. No entanto, elas têm um instinto pré-definido. E desde então, a pergunta de quanto o cérebro de uma abelha pode fazer tem sido alvo de estudos.

Embora seu cérebro seja do tamanho de uma semente de grama, o que é cerca de 0,0002% do tamanho do cérebro humano, as abelhas se mostraram surpreendentemente inteligentes nas pesquisas mais recentes.

Habilidades

Elas conseguem não apenas aprender truques umas com as outras, como também usar ferramentas. Além disso, podem contar a zero e fazer equações matemáticas básicas.

Mesmo assim a pergunta é: como uma calculadora tão pequena, do tamanho de uma semente, conseguiria transformar suas habilidades de resolução de problemas em uma coisa tão complexa como tirar uma tampa de uma garrafa?

Nessas perguntas ainda sem respostas é que se vê que o viés de von Frisch acompanha os seres humanos. Segundo o zoólogo, as abelhas conseguiriam fazer esses feitos intelectuais surpreendentes. Ele acrescentou que elas fazem isso apenas por instinto.

Mesmo assim, as abelhas com seus pequenos circuitos neuronais podem ser capazes de bem mais do que nós imaginamos.

Reator fica 10 vezes mais quente que o sol e bate recorde mundial

Matéria anterior

Aquecimento global causado pelo ser humano é responsável por 1 em cada 3 mortes por calor

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.