Notícias

Viva Magenta é eleita a cor do ano 2023 pela Pantone

0

A Cor Pantone 2023 já foi escolhida, e traz as novas inspirações para o próximo ano. A tradição é fruto de pesquisas e análises da Pantone Color Institute, e busca entender as emoções e tendências culturais do momento, além de utilizar a psicologia das cores para definir a Color Of The Year.

Para 2023, o tom escolhido foi 18-1750 Viva Magenta. Essa é uma variação que pende para o vermelho, e pertence à família dos corantes naturais.

Inclusive, o magenta está presente em uma paleta bem conhecida dos usuários, a das cores do computador.

Segundo a empresa, essa cor deve representar coragem, sendo uma variação destemida e que promove alegria e otimismo para as pessoas, algo necessário para enfrentar o próximo ano.

Além disso, a tecnologia também influenciou essa decisão, já que a magenta faz parte das cores secundárias dos monitores e aparelhos eletrônicos. Na era digital, é preciso equilibrar a natureza e o mundo digital da forma certa.

De acordo com informações da diretoria executiva da empresa, o Viva Magenta é descendente da família dos vermelhos, e inspirada no vermelho da cochonilha, um corante nobre, de cor forte e brilhante.

Com a definição da cor Pantone 2023, as empresas e marcas já podem se preparar para seguir a principal tendência durante o ano. Essa definição influencia lançamentos de roupas, produtos, maquiagens e outros tipos de segmento.

O Viva Magenta também acompanha sua própria paleta secundária, proposta pelo instituto. Essas cores têm a função de ressaltar o vermelho e aumentar sua intensidade com pigmentos que ornamentam.

Em alguns meses, será possível esperar grifes, produtos digitais e lançamentos inspirados no magenta.

Cor Pantone 2023 entra para a tradição

Assim como a cor Pantone 2023, todos os anos a instituição realiza análises detalhadas sobre as tendências globais, e define a cor que melhor irá representar as pessoas e o mercado no próximo ciclo.

Todas as cores avaliadas fazem parte do grande catálogo de pigmentos da empresa, e também acompanha os códigos para utilização correta.

Essa escala de cores, usada mundialmente, foi criada pelo empresário Lawrence Herbert, dono da Pantone Inc. Ele lançou a referência em 1963, e não demorou para se tornar a linguagem padrão no uso e produção de cores.

Isso porque os tons que a Pantone define são ideais para impressões diversas sem perder a tonalidade ou a referência. Dessa forma, é a principal escolha de grandes empresas que precisam passar por longos processos gráficos.

Além disso, a Pantone também é responsável por auxiliar em provas de cores, com amostras, e ajuda a criar tons exclusivos com base nos seus códigos e na base de pigmentos encontrados, seja naturalmente ou pelo computador.

A tradição da cor do ano Pantone surgiu como uma maneira de estudar o mercado e avaliar as tendências para as empresas. No entanto, com o passar dos anos, o engajamento também tornou esse processo um evento para as pessoas.

Por isso, ele é carregado de análises e significados que explorem as inspirações para o próximo ano, para indicar como a nova cor irá influenciar a todos.

Por exemplo, a cor Pantone 2023 é forte, brilhante e vivaz. Ela descende do vermelho e do vinho, uma cor de presença, e que já estava se tornando popular em várias áreas, como a moda e a decoração.

Curiosidades sobre as cores anteriores

Via Pantone

A primeira cor do ano da Pantone saiu em 1999, o azul “Cerulean”. Seu tom era sereno e tranquilo, e representava a emoção da virada do milênio. Ela foi muito presente em lançamentos do mundo da alta moda e da decoração de alta classe.

Em 2022, a Pantone também escolheu um azul, o “Veri Peri”, da família royal. Curiosamente, a intenção era parecida, pois o mundo passava por um momento caótico, e precisava de serenidade e tranquilidade para iniciar um novo ciclo.

Por isso, o “Classic Blue” entrou em destaque, seguindo a mesma linha suave de 2021, que teve o “Ultimate Gray” e o amarelo “Illuminating” como referências.

Agora, saímos de um ciclo de serenidade e entramos em um momento vivaz, cheio de vida e brilho. Prepara-se para ver um magenta bem vivo por aí, e quem sabe não se inspire pela cor do ano.

 

Fonte: G1, B9

Imagens: Pantone, Pantone,

Viciado em Copa do Mundo? Conheça seleção de filmes e séries sobre futebol no streaming

Artigo anterior

10 mitos e verdades sobre a celulite

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido