Curiosidades

10 mitos e verdades sobre a celulite

0

Você conhece todos os mitos e as verdades sobre a celulite? Essa é uma condição que afeta a autoestima de muitas pessoas, mas nem sempre sabemos, ao certo, o que considerar ou não.

Essa inflamação, conhecida cientificamente como lipodistrofia ginoide, ocorre no tecido adiposo, especialmente nos membros inferiores. As células gordurosas sofrem um processo de mudança, e o excesso acaba se tornando aparente na parede celular.

Por isso, surgem irregularidades sobre a superfície, levando à condição de celulite.

No entanto, existem muitas informações incorretas por aí, e que podem confundir pessoas que sofrem com a condição. Pensando nisso, separamos 10 mitos e verdades sobre a celulite, para você se tranquilizar e saber exatamente como proceder para se sentir melhor.

10 mitos e verdades da celulite

1. Celulite é genética

Verdade. A genética é um dos principais fatores considerados para explicar a ocorrência da formação de gordura no tecido adiposo.

Anatomicamente, existe mais chance de mulheres herdarem essa condição da mãe, principalmente porque a resistência da pele e as camadas de gordura dos membros são determinados também pelos genes.

2. Pessoas magras não têm celulite

Mito. Essa informação é uma mentira popular, pois mesmo que o peso de uma pessoa seja considerado baixo, seu percentual de gordura pode ser alto. E como é a gordura que gera a irregularidade na pele, mesmo pessoas consideradas magras podem ter essa condição.

Do mesmo jeito, pessoas acima do peso ideal podem não ter celulite, pois seu percentual de gordura não é suficiente para externar as paredes das células. Além disso, hábitos alimentares e rotina de exercícios também contribuem para isso, independente do peso.

Via Freepik

3. Excesso de peso dá celulite

Verdade. Embora nem toda pessoa acima do peso tenha celulite, ter um maior acúmulo de gordura do que o indicado para o seu corpo contribui para a compressão da gordura nas paredes adiposas.

Em outras palavras, as chances de ter celulite aumentam, especialmente nas regiões das coxas, quadris e barriga, que acumulam mais concentração de gordura.

4. A celulite só surge após os 25 anos

Mito. Essa é uma das verdades e mitos da celulite que muitas pessoas acreditam, mas é uma informação incorreta.

Existe essa associação porque pessoas nessa faixa etária costumam ganhar peso de maneira inconsistente, o que gera um acúmulo não saudável de gordura.

No entanto, não existe relação entre a idade e a condição estética, pois qualquer pessoa pode desenvolver celulite.

5. Refrigerante piora a celulite

Verdade. Todo tipo de alimento com alta concentração de açúcar e sódio pode contribuir para a gordura localizada sair das paredes adiposas.

Por isso, refrigerantes, doces em excesso e comidas com muito sal também fazem mal para a saúde e para a sua autoestima. Inclusive, pessoas com maus hábitos são as que possuem maior propensão a desenvolver celulite em algum momento.

6. Fumar causa celulite

Verdade. A nicotina, presente em cigarros e outros produtos tabagistas, afeta as funções do organismo, especialmente as veias linfáticas. Ou seja, a gordura passa por canais mais estreitos, e tem mais chances de vazar para o exterior.

Além disso, o fumo piora a circulação de oxigênio no organismo, o que compromete a produção de colágeno e aumenta as chances da gordura localizada se sobressair.

7. Beber água ajuda na celulite

Depende. Esse é um dos mitos e verdades da celulite que precisa ser visto em contexto. Isso porque a ingestão de líquidos ajuda a eliminar as toxinas do organismo, o que influencia na pele.

Por outro lado, apenas tomar água não combate a celulite totalmente, pois é um hábito que precisa acompanhar uma dieta saudável e exercícios físicos.

8. Roupas apertadas causam celulite

Também depende. Roupas apertadas, em si, não causam celulite. No entanto, se você já tiver essa condição, ela pode ser agravada.

Isso porque a pele já está mais sensível e a gordura já está exposta nas paredes adiposas e veias. Com as roupas apertadas, piora a circulação linfática e diminui a circulação de sangue.

9. Cremes ajudam a tratar celulite

Mito. Dos mitos e verdades da celulite, esse é um dos mais comuns, mas é uma informação falsa. Isso porque não existem cremes cosméticos comuns que tratam a celulite.

Afinal, ela existe de dentro para fora, e os cremes não conseguem atingir as camadas profundas, onde existe a gordura e o sistema linfático.

Claro, existem fórmulas com ingredientes especiais que melhoram o aspecto externo, diminuindo a intensidade. Junto com massagens, esses cremes podem aumentar a circulação sanguínea e reduzir a celulite. Mas somente cremes especiais e técnicas profissionais.

Via Freepik

10. O tratamento para celulite é definitivo

Mito. Infelizmente, a celulite pode voltar a qualquer momento, mesmo com tratamentos que dão resultado.

Isso porque a gordura pode se alojar de novo. No entanto, o que acontece é a redução dos relevos e a melhora na circulação sanguínea. Por isso, o mais indicado é ter hábitos a longo prazo para manter o aspecto da pele.

Depois de conhecer os mitos e as verdades da celulite, será mais fácil trabalhar nessa condição e recuperar sua autoestima.

 

Fonte: UOL

Imagens: Freepik, Freepik

Viva Magenta é eleita a cor do ano 2023 pela Pantone

Previous article

Jogar drogas pela descarga está deixando os jacarés viciados nos EUA, afirma polícia

Next article

Comments

Comments are closed.