Você já teve vontade de espirrar ao olhar para o sol?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      22/06/14 às 18h32

É uma reação super engraçada e que os estudiosos tentam descobrir os reais motivos, desde o famoso Aristóteles (350 a.C). Aliás, a ciência afirma que apenas 30% da população mundial apresenta essa característica, chamada de espirro de reflexo fótico ou espirro solar.

Segundo estudos de 1964, esse tipo de espirro é uma informação genética, passada de geração à geração. Além disso, os estudiosos descobriram que uma outra característica da Síndrome do Acesso Autossômico Dominante Helio-oftálmica ou "ACHOO" (analogia à maneira popular como é chamado o nosso "atchim" em inglês) - como rebatizaram o problema - é que o número de espirros pode variar conforme a família, de um a cinco em média.

1

Em 2010, em Zurique, outros detalhes sobre a síndrome foram descobertos. Segundo os cientistas, tudo está ligado a um nervo, o trigêmeo, responsável pela sensibilidade da face e pelo controle motor. Essa parte do corpo fica perto do nervo óptico, que envia as informações visuais da retina para o cérebro.

Dessa forma, quando uma explosão de luz enche a retina e o nervo óptico envia um sinal para o cérebro para fechar a pupila, o sinal poderia, em teoria, ser detectado pelo nervo trigêmeo e ser confundido pelo cérebro como o de o nariz estar irritado. Causando, assim, espirros em algumas pessoas.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+