Você sabe qual foi o mais alto e agonizante barulho do mundo?

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      09/10/14 às 21h00

Nem britadeira, nem motores de Fórmula 1, nem qualquer outro barulho que você julgue insuportável. Nada se compara com o som mais alto que já foi ouvido na história! O grande ruído - embora seja quase um crime chamá-lo assim - aconteceu em 1883, na Indonésia, quando o vulcão Krakatoa resolveu entrar em atividade. (Clique aqui para ler também: Qual o barulho mais alto já feito por alguém?).

Para ter noção do quão insuportável foram as sequências de barulhos, a famosa obra O Grito, de Edvard Munch, retrata o momento em que a catástrofe estava em andamento e o pintor simplesmente sofreu uma crise de pânico. A explosão foi tão infernal, que as pessoas que estavam há 65 quilômetros da ilha simplesmente ficaram surdas!

1

Aliás, o Krakatoa conseguiu fazer um barulho tão forte que chegou a ser ouvido, de forma perfeita, a cerca de 5 mil quilômetros de distância (mesma quilometragem em linha reta entre Chuí e Oiapoque) e precisou de apenas 4 horas para cobrir todo esse território. Mas, de acordo com os especialistas, não foram os tímpanos os únicos atingidos pelo ruído. Tremores e outras complicações físicas também foram causadas entre os que estavam nas proximidades da ilha.

Só para ter uma base de comparação, outro som bastante assustador foi o do lançamento do foguete Saturn V, enviado ao espaço pela NASA. Se alguém estivesse por perto escutaria (ou não, devido à surdez instantânea) o barulho de 220 decibéis - unidade de medida para o som -, sendo que o ouvido humano suporta somente 90 decibéis! Aliás, 220 decibéis é barulho suficiente para derreter concreto apenas com o som.

2

Mas a explosão do vulcão conseguiu atingir muito mais que isso. Cientistas dizem que as pessoas que ouviram o barulho há 5 quilômetros de distância tiveram até dificuldades para respirar!

O vídeo que você vai ver abaixo dá para ter uma vaga noção de como foi a explosão do vulcão indonésio. As imagens mostram um outro vulcão em erupção, mais recentemente, na Papua Nova Guiné. O barulho, claro, é imensamente menor que o ouvido em 1833, mas ajuda a entender como é uma erupção vulcânica.

Veja e escute:

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+