Curiosidades

20 frases brilhantes de Albert Einstein

0

Nossa humanidade já foi abençoada com alguns gênios. Albert Einstein foi um físico alemão que é conhecido pela Teoria da Relatividade. Ele é um dos pilares da física moderna e é famoso também por sua fórmula de equivalência de massa-energia, E=mc².

A genialidade de Einstein não é questionável mas, até hoje, vários cientistas tentam refutar suas teorias ou coisas que foram ditas por ele, e até hoje, o físico alemão venceu.

O que muitos podem não saber é que, ao contrário de vários cientistas famosos da sua época, Einstein não tinha um registro educacional impecável e nem estava bem posicionado na comunidade científica. Ele se encaixava perfeitamente no estereótipo de gênio solitário que, normalmente, trabalhava sozinho.

Em 1919, um eclipse foi um divisor de água na carreira do físico. Isso porque, foi nesse momento que uma das suas previsões da relatividade geral foi confirmada pelo astrônomo Sir Arthur Eddington. Então, Einstein ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1921 por conta da sua explicação a respeito do efeito fotoelétrico.

Talvez, o físico seja o cientista mais citado de todos os tempos. Feito esse que não era pretendido por ele. Em 1953, o próprio brincou dizendo: “no passado, nunca me ocorreu que cada comentário casual meu seria capturado e gravado. Caso contrário, eu teria rastejado mais para dentro da minha concha”.

Frases

Contudo, talvez suas citações e frases sejam a melhor forma de conseguir entender um pouco como era a cabeça e a forma de pensar de Einstein. Por isso, colocamos aqui algumas citações e frases ditas por ele.

1 – “A coisa mais incompreensível sobre o mundo é que ele é compreensível.”

2 – “Onde o mundo deixa de ser a cena de nossas esperanças e desejos pessoais, onde o enfrentamos como seres livres admirando, pedindo, observando, lá entramos no reino da arte e da ciência.”

3 – “Um ser humano é uma parte do todo, chamado por nós de “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço.”

4 – “Se eu não fosse um físico, eu provavelmente seria um músico. Eu sempre penso na música. Eu vivo meus devaneios na música. Eu vejo minha vida em termos de música… Não sei dizer se teria feito algum trabalho criativo de importância na música, mas sei que tenho mais alegria na vida do meu violino.”

5 – “Os maiores cientistas também são artistas.”

6 – “Ocorreu-me por intuição, e a música foi a força motriz por trás dessa intuição. Minha descoberta foi o resultado da percepção musical.”

7 – “Acredito em intuições e inspirações. Às vezes sinto que estou certo. Eu não sei o que eu sou.”

8 – “A tarefa suprema do físico é chegar às leis elementares universais das quais o cosmos pode ser construído por pura dedução. Não há caminho lógico para essas leis; apenas a intuição, repousando na compreensão simpática da experiência, para poder alcançá-las.”

9 –  “A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, você deve continuar se movendo.”

10 – “Eu acredito em uma coisa – que apenas uma vida vivida para os outros é uma vida que vale a pena viver.”

11 – “Eu sou artístico suficiente para desenhar livremente usando a minha imaginação. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação cerca o mundo.”

12 – “A experiência mais bonita que podemos ter é a misteriosa. É a emoção fundamental que está no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não conhece e não pode mais se perguntar, não se maravilha mais, é tão bom quanto um morto, e seus olhos estão escurecidos.”

13 – “O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão para existir. Não se pode deixar de ter medo quando contempla os mistérios da eternidade, da vida, da maravilhosa estrutura da realidade. Basta se alguém tentar apenas compreender um pouco deste mistério todos os dias.”

14 – “Meu interesse pela ciência sempre se limitou essencialmente ao estudo dos princípios… Que eu tenha publicado tão pouco é devido a essa mesma circunstância, pois a grande necessidade de compreender princípios me fez passar a maior parte do meu tempo em perseguições infrutíferas.”

15 – “Minha paixão por justiça social frequentemente me levou a conflitos com pessoas, assim como minha aversão a qualquer obrigação e dependência que eu não julgue absolutamente necessária.”

16 – “Embora os reinos da religião e da ciência em si sejam claramente definidos um em relação ao outro, no entanto existem entre as duas fortes relações recíprocas e dependências.”

17 – “A ciência é internacional, mas seu sucesso é baseado em instituições, que pertencem às nações. Se, portanto, queremos promover a cultura, temos que combinar e organizar as instituições com nosso próprio poder e meios.”

18 – “Por que essa magnífica ciência aplicada que salva o trabalho e facilita a vida nos traz tão pouca felicidade? A resposta simples é: Porque ainda não aprendemos a fazer uso sensato dela.”

19 – “Uma coisa que aprendi em uma vida longa: que toda a nossa ciência, medida contra a realidade, é primitiva e infantil — e ainda assim é a coisa mais preciosa que temos.”

20 – “Todas as religiões, artes e ciências são ramos da mesma árvore. Todas essas aspirações são direcionadas para enobrecer a vida do homem, levantando-a da esfera da mera existência física e levando o indivíduo para a liberdade.”

Medo do escuro? O culpado é o seu cérebro

Matéria anterior

Todos os anos mais de 50% dos ”rios” da Terra param ou secam

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar