10 animais exóticos e impressionantes que você precisa conhecer!

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      16/10/14 às 19h13

Todos os anos, o Instituto Internacional de Exploração de Espécies, da Universidade do Arizona (EUA), elege os 10 animais mais estranhos a entrar no seu catálogo. Como não podia deixar de ser, a Fatos libera em primeira mão essa exótica lista, que vai te mostrar como a evolução e a mutação genética podem ser coisas realmente bizarras.

Mas, além disso, que a diversidade do planeta é milagrosa, e que espécies como essas - até então novas - precisam ser preservadas. É por isso, na verdade, que o instituto realiza essa lista anual: para chamar a atenção sobre a preservação ambiental.

E agora que já passamos a mensagem, dê uma olhada nesse primata sem nariz descoberto na Birmânia, que precisa soltar bufadas de ar quando chove, produzindo uma cena bastante medonha.

4286249_640px

Centopeia salsicha

Esse centípoda gigante tem até 16 centímetros, e é encontrado nas montanhas da Tanzânia. Tem um diâmetro de aproximadamente um centímetro e meio e uma média de 56 segmentos, cada um com com dois pares de patas.

 

 

 

4286250_640px

Tarântula Sazima

Essa tarântula de cor azulada pode ser encontrada - adivinhe onde? - no Brasil, e foi batizada assim pelo botânico sueco Carolus Linnaeus, o inventor do sistema moderno de catalogação de plantas e animais.

4286251_640px

Fungo "Bob Esponja"

Esse fungo pode crescer bastante, até o tamanho de uma esponja de banho, mas rapidamente volta à sua forma natural. Foi descoberto em Borneo, e, além disso, apresenta um estranho odor de abacaxi, o que o faz um tipo único em sua categoria.

4286252_640px

Diania cactiformes

Chamado de "cacto andante", esse anelídeo mais parece com um tipo de vegetal ressequido e gosmento do que um animal, o causa sua inclusão nessa lista. De origem chinesa, provavelmente não é o tipo de coisa que você gostaria de ter rastejando em sua pele.

4286253_640px

Vespa bombardero

Essa vespa voa a distâncias rasantes do solo, próximas de um centímetro, procurando formigas para se alimentar. Quando as encontra, dá rasantes a velocidades altíssimas e coloca seus ovos na presa, que servirá de alimento para seus filhotes.

4286254_640px

Medusa "Tamoya ohboya"

Seu nome vem da reação das pessoas que a viam, que geralmente diziam "oh, boy!" (algo como "ô, rapaz!") e foi avistada diversas vezes, desde 2001. Mas, depois de capturadas por humanos, voltaram ao anonimato.

4286255_640px

Minhoca do diabo

Halicephalobus mephisto tem esse cativante nome em homenagem ao demônio da obra Fausto, e, com apenas meio milímetro, é o organismo multicelular que habita as regiões mais profundas já catalogado. Foi encontrado em uma mina de ouro da África do Sul, a 1,3 km de profundidade. Sobrevivem a pressões e temperaturas incríveis, e as águas que habitavam quando descobertos supostamente não subiam à atmosfera há 5 mil anos. Por isso, cientistas consideram a espécie muito importante para estudar como a vida pode ter começado na Terra, ou se essa espécie pode até ser alienígena.

4286256_640px

Amapola nepalesa do outono

Não haviam sido descobertas até então por habitarem altitudes altíssimas, e tambem porque botânicos que já a haviam visto não notaram se tratar de uma espécie nova. Foram descobertas graças a um estudioso que acompanha o nascimento de flores que surgem com as chuvas de monções.

4286257_640px

Orquídea da noite

A orquídea da noite é a única a florescer durante a noite, dentre os mais de 25 mil tipos da espécie conhecidos. Começam a desabrochar em torno das 10 da noite e se fecham nas manhãs seguintes, mantendo um ciclo de 12 horas, como as plantas comuns. É encontrada exclusivamente na Nova Guiné.

4286258_640px

Não deixe de conferir também as 7 bocas mais assustadoras do reino animal, carcaças misteriosas e criaturas intrigantes que você jamais imaginou ver!

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+