Fatos Nerd

5 coisas que você nem imaginava sobre Dragon Ball

0

O Shounen é um gênero de mangá que já nos presenteou com obras de sucesso como Naruto, One Piece e Bleach, mas qualquer história atual desse segmento bebe de uma fonte comum: Dragon Ball, escrito por Akira Toriyama em meados dos anos 80. O sucesso das aventuras de Goku é tão grande, que hoje, 33 anos depois, estamos em pleno Torneio do Poder em Dragon Ball Super, animação que tem participação direta de Toriyama.

Dragon Ball gerou momentos inesquecíveis para seus fãs: a ansiedade durante a batalha contra Freeza por conta da destruição de Namekuzei, a luta contra Cell, Majin Boo, Piccolo destruindo a lua, Yamcha apanhando sempre, e claro: as mãos para o alto para ajudar na Genki Dama. Mas, nesses mais de trinta anos da franquia talvez você não saiba algumas coisas sobre Dragon Ball, confira algumas dessas curiosidades.

1 – Vegetais

Todo protagonista de shounen que se preze é chegado a comilança, mas as referências a comidas em Dragon Ball são várias! Vegeta, por exemplo, é por conta da palavra em inglês para vegetal, vegetable. Na mesma linha Broly é por conta de brócolis, o nome original de Goku, Kakaroto, é cenoura (carrot) e por fim Raditz é rabanete (radish). Como se não bastassem as referências em inglês, Gohan significa arroz e Kuririn pode ser traduzido como castanha. Se o Marinheiro Popeye promovia o espinafre como saudável para crianças, Dragon Ball é capaz de compor uma refeição inteira!

2 – Símbolos

Você sempre se perguntou sobre os símbolos nos uniformes de treinamento de Goku? Cada kanji utilizado se refere a um dos mestres que treinou o herói. Na imagem utilizada, a palavra é tartaruga e se refere ao treinamento de Mestre Kame. Além disso, Goku também usou uniforme com os dizeres rei do mundo enquanto era treinado por Kaioh do Norte e durante sua ida a Namek para se tornar mais forte, o kanji utilizado significava sabedoria ou iluminação.

3 – Cell

Apesar de Cell ser um dos vilões mais icônicos de Dragon Ball, nos planos iniciais de Akira Toriyama esse personagem não seria o inimigo principal do arco: essa posição era de Androide 19  e Dr. Gero (o Androide 20), sendo que o Doutor foi o responsável pela criação de Cell para se vingar de Goku por ter derrotado a Força Red Ribbon. Segundo os editores de Toriyama, esses personagens não tinham potencial para serem o destaque do arco, o que o motivou a mudar de planos para o Andróide 17 e a 18, mais uma vez a ideia não supreendeu os editores, que só ficaram satisfeitos com Cell como principal antagonista.

4 – Cabelos loiros

Diferente dos quadrinhos americanos, os mangás não separam as funções de roteirista e ilustrador, ou seja, os mangakas são responsáveis pela história e pelos desenhos, por conta disso eles trabalham horas a fio para entregar cada capítulo de sua obra no prazo certo. Com o sucesso gigantesco de Dragon Ball, não é de se surpreender que Akira Toriyama estava muito pressionado a respeito das próximas aventuras de Goku e sua turma. Por conta disso, durante a luta contra Freeza, ele optou por não colorir os cabelos de Goku para poupar tempo e material, e isso deu origem aos clássicos cabelos loiros dos guerreiros durante as batalhas.

5 – Dia do Goku

Vários personagens japoneses foram colocados na posição de embaixadores dos Jogos Olímpicos, mas somente o lendário Goku tem um dia dedicado a ele. Assim como 4 de maio é considerado Dia de Star Wars pela pronúncia em inglês May Fourth relembrar a clássica frase May the force be with you, o dia 9 de Maio é considerado dia de Goku porque o número cinco tem pronuncia GO e o nove, KYU (ou KU em algumas localidades do japão). Então, se quiser comemorar as vitórias do herói já sabe a data certa!

Você já sabia de algum desses fatos? E que outra informação sobre Dragon Ball um fã de verdade precisa saber? Deixe sua opinião nos comentários.

8 mascotes de grandes empresas recriados em forma de anime

Artigo anterior

6 incríveis maquiagens realistas dos vilões da Disney

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido