• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Simplesmente secou! Conheça o lago que se transformou em um deserto tóxico

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      16/10/14 às 19h38

Um dos maiores lagos do mundo há alguns anos, o Mar do Aral tinha 68 mil quilômetros quadrados e ficava entre as fronteiras do Cazaquistão e do Uzbequistão, na Ásia Central. Apesar desse tamanho todo, uma coisa muito improvável mudou completamente a paisagem da região: o lago simplesmente secou e se transformou em um grande e árido deserto!

O lago, considerado o 4º maior do mundo, tinha uma área equivalente à dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Mas o que parecia ser uma quantidade infinita de água simplesmente começou a morrer na década de 60, quando a água dos grandes rios que o alimentavam foram desviadas para fazer a irrigação das plantações de algodão nas proximidades. (Clique também para ler: 4 fenômenos que podem dizimar a humanidade)

2

Mas, além do sumiço da água, a extinção do mar fez com que extensas planícies fossem cobertas com sal e produtos químicos tóxicos, que hoje em dia são levados pelo vento para as áreas habitadas. Inclusive, a população que vive perto do que antes era o Aral tem grandes possibilidades de desenvolver câncer e doenças pulmonares, entre outras enfermidades.

1

Durante os últimos 14 anos, a NASA fez até uma série de fotografias de satélites mostrando o processo de seca das água do Mar de Aral. Para evidenciar essa situação, que não tem mais como ser revertida, foram divulgadas duas imagens, uma correspondente ao dia 19 de agosto de 2014, e outra de 25 de setembro de 2000.

Veja:

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+