10 coisas incríveis sobre o México que você simplesmente não sabia

POR Eduardo Coelho    EM Mundo Afora      29/07/15 às 16h37

Alerta de spoiler no ar: Se você clicou nessa matéria para ver algo sobre o Chaves, ou sobre A Usurpadora, e/ou "As Marias", da Thalia, sinto muito, mas você vai ficar um pouco decepcionado. Não por não curtirmos os citados, longe disso, até porque quem vos fala é franco admirador de "Chavo del Ocho", mas sim por querer mostrar a vocês, queridíssimos leitores da Fatos Desconhecidos, algumas facetas do México não tão disseminadas.

O que de fato, por si só, mostra o quanto esse país, que faz divisa com os Estados Unidos, com a Guatemala e Belize, é de fato muito rico culturalmente! Realizamos pra vocês um pequeno apanhado, de 10 informes rápidos que vão te mostrar o quanto o México é literalmente f*da pra caramba!

Abaixo você poderá conferir, por exemplo, como funciona a celebração que nossos muchachos realizam, no dia 2 de Novembro (Dia dos Finados) entre várias outras coisas. Solte aquele "Ay Caramba" da sua gargante e desce esse cursor pra ver um pouco mais sobre os mexicanos:

1. Composição

mexico-city-population-2013

O país tem em sua divisão oficial, 31 estados e um distrito federal - a Cidade do México. Que por sinal, sua área urbana, tem algo em torno de 20 milhões de habitantes, sendo assim, uma das maiores do mundo.

2. Política por amor

Mexico City, Dec 2003

Falando na capital mexicana: Os vereadores da Cidade do México, simplesmente não recebem salário. Eles (em um total de 9), são nomeados pelos comitês de bairro da cidade, e servem à cidade durante um período de 3 anos.

3. Localizada em um verdadeiro Pântano

eua-pantano1

A Cidade do México está afundando entre 8-40 centímetros anualmente! isso preocupa bastante o governo do país, que teme por grandes enchentes, afinal o solo pantanoso da capital mexicana demora bastante para literalmente 'secar'.

4. Vizinhança

Mexican_Cession

Alguns poderosos estados norte-americanos como: Califórnia, Arizona, Texas e Novo México, eram componentes do território mexicano, até o ano de 1848

5. "xocoatl"

Aztec_feast_5

O chocolate é oriundo da América Latina, e sua origem tem tudo a ver com o México, afinal, os astecas tinham o costume de formularem líquidos à base do cacau, matéria prima para o chocolate.

6. Celebração da Morte

O Dia dos Mortos, é comemorado em 2 de novembro, respectivamente no dia de Finados, e é considerada uma das datas mais importantes para o país. O curioso é que opostamente aos brasileiros, que recordam o dia dos mortos com flores, missas e procissões, os mexicanos fazem uma verdadeira comemoração festiva. Eles oferecem a seus antepassados que partiram dessa para uma melhor, água, flores, velas, doces e diversas guloseimas. É uma data muito especial, pois eles creem que é o momento mais próximo de se verem novamente em sintonia com os que deixaram o plano material e acreditam que eles creem o mesmo que os vivos, por isso os motivos para se comemorar.

7. Bebida Caseira

agave

A tequila é uma bebida destilada, popular no mundo todo e oriunda do México. O néctar alcoólico, é feito a partir do sumo de uma planta nativa chamada "agave tequilana" ou mescal.

8. Controle

no-alcohol-125816

Mesmo sendo praticamente um paraíso para os consumidores de tequila, o México proíbe terminantemente o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.

9. É língua pra todos os públicos

O México tem ao longo de sua extensão territorial, em torno de 62 línguas locais. Entretanto, o espanhol é a língua mais falada do país, onde, somente 1% dos mexicanos não dominam o idioma.

10. "Acapulco do Chavinho"

263563-acapulco-mexico

O país é contemplado com mais de 450 praias, um dos países com o maior número de praias visitáveis de todo o mundo.

Y A MUCHA HONRA...

tumblr_m8ra3mavRd1rdcahdo1_250

Vida Longa ao México!

200 (1)

Bye...

200 (2)

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+