Vocês já pararam para pensar em quantas coisas os brasileiros já invetaram? Bom, nós temos um pequeno problema em achar que todas as invenções geniais foram feitas por gringos, mas a verdade não é bem assim, os brasileiros tem uma legião de invenções geniais e pouca gente sabe disso.
Por exemplo, o avião foi inventado pelo brasileiro Dumont, o famoso 14-bis, mas as vezes os brasileiros se esquecem desse pequeno detalhe. Pensando nisso, nós criamos essa matéria com algumas invenções que foram criadas por brasileiros e provavelmente vocês nem sabiam, ou sabiam de alguns é claro. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 10 coisas que foram criadas no Brasil e provavelmente você não sabia:
1 – Coração artificial
Vocês sabiam que essa grande invenção foi criada no Brasil? O coração artificial foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico brasileiro Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, localizado no estado de São Paulo. Antes dessa invenção, havia um procedimento onde o coração original precisava ser retirado e substituído pelo artificial, a grande vantagem da invenção do brasileiro é que nada precisa ser extraído do corpo, o que torna a cirurgia mais fácil.
2 – Radiotransmissão
E mais uma vez citamos o nome de um padre, que se chamava Roberto Landell de Moura. Embora ele seja relacionado a invenção da radiotransmissão, ele morreu sem ser creditado pela sua invenção. De acordo com alguns relatos, Roberto teria sido percursor na transferência de voz por ondas de rádio.
3 – Orelhão
Mas como assim o orelhão foi criado no Brasil? O orelhão foi criado em 1970 pelo designer Chu Ming Silveira, que é uma mulher chinesa naturalizada brasileira. O primeiro orelhão usado foi na Rua Sete de Abril, em São Paulo. Depois disso, exatamente no ano de 1972, os orelhões passaram a ser implantados no resto do país e hoje pode ser encontrado em vários países da América Latina e na China.
4 – Identificador de chamadas
O identificador de chamadas do seu celular foi inventado no Brasil, e nós usamos ele chamando-o de bina por muito tempo. Essa tecnologia foi inventada no ano de 1977 por Nélio Nicolai e hoje é usada pelo mundo inteiro. O único problema é que Nélio não conseguiu patentear sua invenção, e por isso não recebe nada por isso.
5 – Urna eletrônica
Provavelmente vocês sabem que a urna eletrônica foi criada no Brasil, mas essa invenção não poderia ficar de fora dessa lista. A urna eletrônica foi criada por Carlos Prudêncio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que fez com que os votos fossem realmente secretos e seguros. Pelo fato das cédulas de papel serem mais fáceis de sofrerem fraudes, o Brasil adotou a urna eletrônica, que também deixa mais rápido na hora da contagem.
6 – Balão
O balão foi criado por um padre chamado Bartolomeu de Gusmão, que descobriu que o ar aquecido era mais leve que o ar atmosférico, e isso o fez criar o balão de ar quente tão utilizado hoje em dia. As histórias dizem que os primeiros experimentos não deram certo e pegaram fogo, e infelizmente esse fato fez com que as pessoas esquecessem do padre.
7 – Máquina de escrever
E aquelas máquias de escrever antigas, sabiam que foi invetada também por um padre? O nome dele era Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba do Norte (atual João Pessoa) no ano de 1827. Além de padre, Francisco também era professor de matemática e fazia parte de uma família de mecânicos. O padre construiu um modelo que foi apresentado na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco no ano de 1861.
8 – Walkman
O incrível walkman, que fez muito sucesso no passado nasceu na Alemanha no ano de 1945, mas veio para o Brasil depois de seis anos de ter sido criado. Em 1972, Andreas Pavel criou e montou seu próprio toca-fitas portátil e o patenteou. Sete anos mais tarde a Sony lançou o Walkman, o que rendeu muito dinheiro.
9 – Avião
O grande brasileiro Alberto Santos Dumont é dito ser o pai de aviação. Como todos sabem, o primeiro avião foi o famoso 14-bis, que foi construído por ele e que sobrevoou a cidade de Paris em 1906. Mesmo existindo histórias de que outras pessoas teria inventado o avião, a história dá mérito para Dumont.
10 – Fotografia
Tudo bem que o primeiro homem a descobrir uma maneira de gravar imagens com o uso da luz não era brasileiro, mas morava aqui no Brasil. O francês Hercules Florence morava na cidade de Campinas, estado de São Paulo, e desenvolveu um método para imprimir fotos usando papel sensibilizado com nitrato de prata.
E aí amigos, saibam que todas essas coisas tinham sido invetadas no Brasil? Comentem!