• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 coisas que você não sabia sobre objetos do nosso cotidiano

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      30/05/18 às 18h09

Mesmo que queiramos acreditar que tudo o que temos é realmente útil para nós, algumas coisas acabam sendo mais utilizadas do que outras. E, dentre todas as coisas que você tem, já parou para pensar sobre quais delas você mais usa no seu dia-a-dia? Acontece que, mesmo quando eles fazem parte do nosso cotidiano, muitos acabam usando-os de forma errada ou mesmo desconhecendo alguma função secreta.

Mas, se esse for o seu caso, não se sinta mal com isso. A verdade é que a maioria das coisas não vem com um manual de instruções e, por isso, as pessoas acabam desenvolvendo as suas próprias regras. E, ainda que goste de fazer as coisas do seu jeito, as vezes é interessante saber para que algumas coisas foram feitas da forma que são. Afinal, foram matérias como essas que nos fizeram descobrir que o buraco na tampinha do 'tic tac' era feito para pegar as balinhas e que a fresta no cabo da panela podia ser usado para deixar a colher. E essas são algumas outras coisas secretas sobre objetos do seu cotidiano.

1 - Tecido e botão extra

Algumas roupas acabam vindo com um pequeno pedaço do tecido, juntamente com um botão, quando você as compra. E, apesar da maioria das pessoas acreditarem que eles servem para situações de emergência, caso você estrague a roupa ou perca um botão, a verdade é bem diferente. Eles são colocados juntos com as peças para que você possa testar os produtos de limpeza nelas antes de usar na roupa de verdade. Isso evitaria possíveis problemas e estragos na roupa.

2 - Ponta afiada na tampa das pomadas

A maioria dos produtos costuma vir lacrado, para a sua segurança e para a prevenção do produto. E, para facilitar a sua apertura, algumas pomadas oferecem um abridor próprio. E, caso você não saiba, aquela ponta na sua tampa serve para isso. Para usá-la, basta abrir a pomada, virar a tampa ao contrário e pressionar a parte pontuda na ponta lacrada.

3 - Relevo nas teclas do teclado

Você já deve ter percebido aqueles traços em relevo presentes na tecla do F e do J, certo? Mas sabe para que elas servem? Se você pensa que elas são usadas para a orientação durante a escrita então está certo sobre isso. Aparentemente, elas foram desenvolvidas para auxiliar aquelas pessoas que escrevem rapidamente, sem olhar para as teclas.

4 - Buraco ao lado da câmera do iPhone

Muitas pessoas acabam achando aquele buraquinho ao lado da câmera do iPhone um pouco estranha mas acabam não procurando saber para que elas realmente servem. E, se você é um deles, saiba que ele é um microfone e foi colocado lá para reduzir o ruído durante a gravação de um vídeo.

5 - "Bolso" na peça intima da mulher

As pessoas já fizeram várias suposições sobre qual seria a real função para aquele "bolso" nas calcinhas mas, na verdade, sua utilidade é mais simples do que poderia imaginar. Acontece que, aquele revestimento extra foi colocado lá como uma dupla proteção. O problema é que, se fosse costurado na parte de cima também, poderia acabar gerando um desconforto. Isso faz com que muitas delas tenham aquela parte aberta, fazendo com que pareça um "bolso" secreto.

6 - O fundo côncavo nas garrafas de vinho

Você já percebeu que as garrafas de vinho e espumante, por exemplo, possuem um fundo côncavo? Apesar de existirem diversas justificativas para isso, a mais aceita se trata de que isso faz parte de uma tradição. Acontece que, no passado, as garrafas eram fabricadas através de um processo de sopro de vidro. E, quando isso acontecia, elas acabavam tendo o seu fundo estufado e não conseguiam ficar de pé. Para corrigir o problema, os fabricantes acabavam usando uma ferramenta chamada Punt para empurrar o fundo para dentro. Isso fazia com que eles se mantivessem estáveis e permanece sendo feito.

7 - Dois traços na mochila

Mochilas como essa acabaram se popularizando na internet. E, talvez o seu principal atrativo tenha sido esses dois traços bem ao meio, que são muito mais do que parte do design. Acontece que, quando foram projetadas, elas tinham como função servir para amarrar objetos. Você pode enrolar uma sacola e até mesmo um tênis nela.

8 - Pompom nos gorros

Sabe aquele pompom fofinho que fica na parte de cima do gorro? Muitas pessoas acham que ele é apenas decorativo, servindo para deixá-lo mais fofo, mas a história por trás dele é muito mais interessante do que isso. Acontece que, inicialmente, eles foram desenvolvidos para os marinheiros franceses do século XVII. E, tinham como objetivo, impedir que eles batessem a sua cabeça no teto dos barcos, já que esses eram muito baixos.

9 - Buraco no cadeado

Aquele buraquinho na parte lateral do cadeado, ao lado da tranca, é mais útil do que você poderia imaginar. Na verdade, ele está lá para que você possa lubrificar a fechadura caso ela esteja enferrujada. E, além disso, ele também ajuda a tirar qualquer líquido que entre pela fechadura.

10 - Elevações na tampa de plástico

Já notou como as tampas de plástico dos copos, quando você compra alguma bebida, tem alguma "bolhas" elevadas? A maioria nunca entendeu o motivo pelo qual elas estão lá mas, na verdade, a sua função pode ser muito mais útil e criativa do que poderia imaginar. Acontece que, quando você e um amigo, por exemplo, compram uma bebida no mesmo lugar, pode acontecer de vocês acabarem trocando os copos em algum momento. E, para que isso não aconteça, você ou ele podem afundar uma das bolinhas. Dessa forma poderão distinguir um copo do outro.

Bônus - O triângulo ao lado do ícone da bomba de combustível no carro

Talvez você nunca tenha reparado, ou mesmo não deu importância para isso, mas existe um triângulo ao lado do ícone da bomba de combustível no painel do seu carro. E, na verdade, ele é uma espécie de seta. Se você parar para prestar atenção, ele está indicando uma direção. E, o lado que ele aponta é exatamente o mesmo que está o tanque de combustível do seu carro, o que pode ser bem útil.

Como você podê ver, por mais comum que algo pareça, esses objetos do nosso cotidiano escondem mais do que poderíamos imaginar. O que acharam? Já sabiam sobre algum desses fatos? Comenta aí se conhece outro interessante!

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+