• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 coisas que você não sabia sobre os Vikings

POR A redação    EM História      02/03/16 às 17h44

Vikings é um termo usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte. Eles eram famosos por construir casas e navios resistentes o bastante para viajar até o oriente como Rússia, até o extremo ocidente, como Islândia e Groenlândia. A era Viking fez parte da história medieval da Escandinávia, Grã-Bretanha, Irlanda e boa parte da Europa.

Existem poucos estudos sobre os Vikings e pouco se sabe sobre esse incríveis guerreiros. Por isso, por existirem várias curiosidades sobre esses povos, resolvemos fazer uma grande pesquisa na internet para mostrar algumas dessas curiosidades. Então, amigos, confiram agora as 10 coisas que provavelmente vocês não sabiam sobre os Vikings:

1 - A origem da palavra Vikings

1

Existem várias origens que podem ser da palavra Viking, e uma delas é a forma feminina com que os nórdicos costumavam chamar uma pequena baía, que era Vik. Mas também pode ser um termo que que as pessoas usavam para o distrito da Noruega chamado Viken, ou até a variação de diferentes termos náuticos.

2 - Os capacetes dos Vikings

3

Quando alguém fala em vikings, quase todo mundo já tem aquela ideia de grandes homens usando aqueles capacetes com chifres, mas na verdade eles não eram usados por todo guerreiro Viking, e os que usavam esse chapéu eram só em combates de perto. A primeira vez que um capacete desse foi visto foi no século 19, e acredita-se que esse objeto foi inspirado em antigos sacerdotes germânicos.

3 - Os Vikings eram higiênicos

2

Apesar de passar muito tempo viajando em navios, os Vikings levavam a higiene muito a sério. Algumas escavações feitas em cidades Vikings foram encontradas pinças, lâminas para barbear, pentes e até "cotonetes primitivos" feitos com ossos e chifres. Eles também adoravam fontes termais naturais.

4 - Mulheres Vikings

5

Muito diferente de muitas culturas europeias, as mulheres dos vikings tinha muita liberdade. Apesar de casar-se muito cedo, as mulheres tinham a liberdade de ir em viagens exploratórias com os homens, elas não eram autorizadas a lutar ou portar armas, mas poderia gerir terras, finanças da família e até solicitar divórcios e obter o seu dote de volta. A violência contra as mulheres era proibida e elas não corriam risco de serem atacadas por outros homens nórdicos, pois existia um respeito pelas mulheres da época.

5 - Próspero comércio de escravos

4

Um dos principais propósitos de ataques Vikings era adquirir escravos para comércio. Eles capturavam tanto escravos homens quanto mulheres, enquanto saqueavam outros lugares. Os escravos eram comercializados por um preço muito alto em toda a Escandinávia, Europa e Oriente Médio.

6 - 8 de junho de 793

6

Foi neste dia que os Vikings. partindo da Noruega, invadiram a pequena ilha de Lindisfarne, na costa nordeste da Inglaterra. Eles saquearam a abadia da ilha, destruindo tudo que encontravam pela frente. Essa foi uma das primeiras invasões de uma série de ataques contra a Inglaterra.

7 - Escala completa da invasão da Inglaterra

7

No ano de 865, alguns Vikings chamados de "O Grande Exército Heathen" desembarcaram em Northumbria, no norte da Inglaterra, e assim começaram uma marcha para Iorque. Eles capturaram a cidade e lá começaram a construir uma moradia, até que foram derrotados em 878.

8 - Cultura e culinária diversificadas

9

Os Vikings tinham uma mitologia rica, com centenas de deuses e deusas, heróis e heroínas. Eles costumavam construir casas e navios muito resistentes, com funerais e ritos religiosos muito complexos. A culinária dos Vikings dependia muito de onde eles viviam, mas a maioria comiam carne, frutos do mar, pão, legumes, e variedades de álcool. Eles costumavam preferir produtos de origem local de carne magra.

9 - Berserk

Scene 7pt2 - D2/ETX: Edge of cliff/Highlands; Fight sequence, Vikings and Horsemen.

Os guerreiros Berserks, que entravam nas batalhas tomados por uma fúria descontroladas realmente existira. O termo significa mudar de forma, indicando homens fortes que lutavam vestindo com peles de urso e eram famosos por serem um tanto sobrenaturais. Algumas lendas o descrevem como cães raivosos que poderiam matar uma pessoa com apenas um golpe.

10 - O fim da era Viking

War_of_the_Vikings,_screen_of_gameplay,_Docks_map,_early_access,_alpha

Após três séculos de invasões, explorações, comércios e batalhas, os Vikings começaram a sumir no final do século 11. Alguns estudiosos tem um número de diferentes teorias sobre o que realmente aconteceu. As populações escandinavas foram se tornando cada vez mais cristãs, e a Igreja Católica proibiu várias coisas entre os cristãos, fazendo com que acabasse a moda de invadir e saquear as terras dos vizinhos.

E aí amigos, já sabiam de todas essas curiosidades sobre os Vikings? Comentem!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+