10 Coisas que você não sabia sobre a 'Playboy'

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      11/12/14 às 19h54

Em dezembro de 1953, saía a 1ª edição da "Playboy". De lá pra cá, se passaram 60 anos e a revista virou um ícone, amada por uns e odiada por outros, às vezes sendo palco de polêmicas.

Muitos dos seus ensaios fotográficos e capas influenciaram a moda, e deixavam os homens de boca aberta. Algumas edições são cultuadas até hoje, como as edições francesas da revista e, a comemorativa de 60 anos, com Kate Moss na capa.

Conheça 10 curiosidades sobre essa revista que se tornou um fenômeno mundial de público:

3

1. A revista masculina "Playboy" foi criada em 1953 pelo norte-americano Hugh Hefner, na época com 27 anos. Psicólogo e sociólogo, Hefner empenhou os móveis de seu apartamento para lançar o primeiro número da publicação, que tinha como proposta mostrar meninas de famílias de classe média conversando com os amigos, lavando a louça e em cenas eróticas.

4

2. Hugh Hefner queria que a revista se chamasse Stag Party ("despedida de solteiro"), mas acabou mudando o nome depois de ser ameaçado de um processo pelo dono de outra publicação chamada Stag ("machão"), sobre esportes radicais.

2

3. A edição de estreia da revista contou com 70 mil exemplares feitos na cozinha do apartamento de seu criador, em Chicago, com o gasto de 8.600 dólares (8 mil conseguidos por meio de empréstimos de 45 parentes). As revistas, de 44 páginas cada uma, foram comercializadas a 50 centavos de dólar cada. O sucesso foi imediato: 54 mil exemplares vendidos em uma semana.

1

4. Quem estampou a capa da primeira Playboy foi Marilyn Monroe, mas ela nunca posou para a revista. Hefner comprou os direitos autorais de fotos tiradas para um calendário em 1948. Pode-se dizer que Hefner é um grande fã da diva: ele comprou a cripta ao lado da de Marilyn, no cemitério Westwood Memorial Park (Los Angeles), para passar a eternidade ao lado da loira.

5

5. No início da década de 1970, dois em cada cinco norte-americanos entre 18 e 35 anos liam a revista.

6

6. Em 1975, foi lançada a versão brasileira, batizada como "Homem". Apenas 3 anos mais tarde o governo deu permissão para que fosse usado o nome "Playboy".

8

7. A "Playboy" é o título masculino mais vendido no Brasil, que é o país com a terceira maior tiragem da revista no mundo. Uma única edição já atingiu a vendagem de 1,2 milhão de exemplares. Era a que trazia na capa Joana Prado, a "Feiticeira", de 1999.

7

8. Muitas celebridades já posaram para as câmeras da Playboy. Entre elas, estão Charlize Theron, Madonna, Lindsay Lohan, Kim Kardashian e Pamela Anderson. Mas há quem bata o pé: Jessica Alba, Katy Perry e Jennifer Love Hewitt são exemplos de musas que recusaram propostas de Hefner.

9

9. Hugh Hefner foi obrigado a deixar a presidência da Playboy em 1985, depois de ter sofrido um ataque cardíaco. Quem assumiu o posto foi sua filha Christine Hefner. No entanto, ele continuou a atuar na revista como editor chefe, cargo que ocupa desde então.

10

10. A famosa mansão da Playboy pertence à Playboy Enterprises, e não a Hugh Hefner. O magnata paga o valor simbólico de 100 dólares ao ano à própria empresa para morar no endereço. Para ter esse direito, ele assina um contrato com a empresa Icon Acquisition Holdings, sócia da Playboy Enterprises, em que concorda pagar o preço do mercado pelo aluguel da mansão caso a sociedade seja rompida.

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+