10 coisas surpreendentes que você pode ver do espaço

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      04/03/15 às 19h43

Nos últimos anos, o mito de que podemos ver claramente a Grande Muralha da China a partir do espaço tem caído. Embora a parede seja longa e alta, ela não pode ser vista a grandes alturas.

No entanto, há uma abundância de coisas terrenas que podemos ver a partir do espaço, especialmente em uma órbita baixa da Terra, onde se localiza a Estação Espacial Internacional (ISS).

1. Minas a céu aberto

mina

As pedreiras maciças onde o ouro, cobre, urânio e outros recursos são extraídas do solo podem ser vistos do espaço. Isso porque as minas, muitas vezes, podem expandir e tomar proporções gigantescas. A Bingham Canyon, por exemplo, também conhecida como a mina de cobre de Kennecott , localizado em Salt Lake City, Utah tem 4 km de largura e 1.200 metros de profundidade.

2. As Estações

estações

Quem fica em órbita por tempo suficiente pode controlar as estações do ano com base na mudança de topografia do planeta. Mas quem vive na Terra também pode ver essas imagens fascinantes capturadas pelo satélite da NASA.

3. Os incêndios florestais

incêndios

A fumaça e as cinzas produzidas no incêndio podem escurecer os céus por centenas de quilômetros e produzir tanta fumaça que mesmo um astronauta poderia dizer se algo estava em chamas.

A imagem acima é de um satélite do outubro 2003, registrada em Cedar Wildfire na Califórnia. 600.000 foram atingidos pelas chamadas em todo o estado e várias pessoas morreram.

4. Erupções vulcânicas

erupções

Aproximadamente 50 a 60 erupções acontecem no planeta a cada ano e os astronautas geralmente podem vê-las do espaço, isso porque uma nuvem de cinzas e vapor sobe de uma dessas chaminés naturais.

O vulcão Sarychev é um dos vulcões mais ativos do mundo e entrou em erupção oito vezes desde 1946. Na erupção de 2009, ondas de choque abriram um buraco nas nuvens acima da explosão, permitindo que os astronautas registrassem uma foto espantosamente clara do fenômeno.

5. Fitoplâncton

fito

O fitoplâncton é um organismos semelhantes a plantas microscópicas que podem se multiplicar rapidamente e criam enormes proliferação de algas na superfície do oceano. Elas se acumulam em populações tão densas e grandes que às vezes é possível vê-las do espaço.

As flores podem se estender por centenas de quilômetros ou mais, e, à medida que seguem as correntes dos oceanos, elas criam de forma inesperada belas redemoinhos azuis e verdes.

6.A fronteira entre Índia e Paquistão

india

Os dois países tem uma fronteira física militarizada que permanece iluminado por holofotes durante a noite para evitar o tráfico de munição e travessias de terroristas. Há um brilho laranja tão brilhante ao longo da fronteira que a linha de demarcação de 1.800 km é facilmente identificados a partir da ISS.

Nas últimas décadas, a fronteira entre Índia e Paquistão tem sido um dos lugares mais perigosos do mundo, atormentado por ilegalidade, violência e ataques aéreos mortais.

7. O ataque de 11 de setembro

ataque

O astronauta da Nasa Frank Culbertson era o único americano que não estava no planeta durante o ataque de 11 de setembro. Mesmo assim, isso não o impediu que ele visse a destruição do World Trade Center.

Em órbita a 205 km acima da Terra ele viu uma enorme coluna de fumaça subindo de Nova York. Embora horrorizada, o astronauta tirou uma foto da cena, que é hoje uma das mais famosas imagens gravadas naquele dia.

8. O desmatamento

desmatamento

O benefício de olhar a Terra de cima é que às vezes é mais fácil obter uma perspectiva real do que está acontecendo com o planeta. Um exemplo disso é o desmatamento.

A imagem acima, feita por um satélite da NASA, vem no final de uma longa sequência de fotos que revelam a mudança relevante na aparência que ocorreu em uma parte da floresta amazônica entre 2000 e 2012 .

9. Tempestades de poeira

tempestade

Existem três principais ingredientes necessários para formar uma tempestade de poeira: vento, areia ou poeira e secura. Quando todos esses elementos se combinam em condições "ideais", enormes tempestades atingem velocidades de até 160 quilômetros por hora.

Estas tempestades podem ficar tão grandes  ao pontos de serem percebidas da ISS.

10. A fronteira entre países ricos e pobre

fronteira

Países considerados desenvolvidos têm produzido um impacto tão grande sobre o mundo que as nossas fronteiras políticas visivelmente perceptíveis a partir de centenas de quilômetros no ar.

O astronauta da Nasa John Grunsfeld já voou em um ônibus espacial cinco vezes durante sua carreira. Ele explicou que os países ricos são tipicamente forrado em verde, enquanto os países mais pobres e com menos acesso à água é apresentam uma coloração marrom.

Além disso, as nações que não têm tanta eletricidade generalizada ficam em contraste com os países vizinhos, cujas cidades brilhantes iluminam o céu. Isto é especialmente evidente entre as fronteiras do Norte e Coréia do Sul . À noite, a Coreia do Sul está iluminada como qualquer área moderna, enquanto a Coreia do Norte é tão escura que praticamente desaparece.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+