CuriosidadesEntretenimento

10 comparações históricas que vão fritar seu cérebro

0

O tempo passa muito rápido e nós nem dos damos conta. Mas alguns séculos de diferença dá pra fazer a gente enxergar como algumas coisas mudaram absurdamente. Coisas que hoje são “restritas” ao uso por um determinado sexo ou por uma determinada classe social já estiveram no extremo oposto. Saltos só eram usados por homens, ônibus era coisa dos finos.

Será que daqui a 100 anos vamos estar comparando a moda e a tecnologia de hoje com o que nos espera? Será que temos muito mais a evoluir e estruturas a dinamizar? Só  tempo poderá nos dizer. Mas até lá, sugerimos que você aproveite o momento no tempo e no espaço em que você se encontra para contemplar essas comparações entre coisas antigas e novas.

Não fomos tão longe. Pegamos também coisas que mudaram muito em 30, 40 anos mesmo. Dá uma conferida:

1- Sapatos masculinos

louis-xiv-of-france-e

Luiz XIV foi o imperador francês que mais se utilizou do recursos dos saltos altos para mostrar imponência e elegância. Isso mesmo! Os saltos foram feitos para homens inicialmente. Às mulheres não era permitido esse recurso, talvez pelo fato de os homens daquele tempo já as acharem tentadoras demais e se sentirem ameaçados por isso. Principalmente o pessoal da igreja! Existe até uma lei inglesa do século XV que equiparava o uso de saltos por mulheres a bruxaria: “Toda mulher que seduzir um homem para que ele se case ela, utilizando-se de sapatos de salto alto, sofrerá as penas da bruxaria.” Como as coisas mudaram, não?

sapato-social-italiano-masculino-em-couro-legitimo-ref346-13351-MLB20075815991_042014-F

2- Navios

RMS_Titanic_3

O famoso Titanic, que foi um projeto ambicioso para o maior transatlântico do mundo e que não seria afundado nem por Deus, tinha 269m. O Allure of The Seas, da Royal Cribbean, tem: 362m, 16 deques, 4 piscinas, 25 restaurantes, 37 bares, simuladores de surf, paredes de escalada, heliporto e um enorme centro de espetáculos ao ar livre.

09120802_obvious.pt_oasis

3- Batman

batman

O Batman da TV, de 1966, era só um super herói da TV mesmo. Um show feito para crianças, sem muita ênfase nos temas mais complexos da construção do personagem Bruce Wayne. Nem precisamos falar sobre o Batman de hoje em dia, não é mesmo? Ele é cada vez mais forte, rápido, ágil e tem cada vez mais tecnologia disponível para desenvolver armas inimagináveis. Quase um Tony Stark, mas sem o exibicionismo.

Batman_em_Cavaleiro_das_Trevas_Ressurge

4- Plutão

SM0313-estrela-mais-antiga-observada-2014

As primeiras fotos da astronomia não conseguiram nos proporcionar muitas informações visuais sobre os planetas que compõem nosso sistema solar. Com o avanço da tecnologia, não só conseguimos imagens com maior detalhamento como enviamos estações espaciais em missões a planetas vizinhos.

plutao4

5- Computador

RAMAC-EngProtoType-_thumb[2]

Grandes e pesados foram os primeiros computadores. E eles eram ferramentas de grandes organizações que os utilizavam para rodarem sistemas informatizados e realizar monitoramentos. Atualmente o computador pessoal é leve, portátil e acessível. Você mesmo deve estar lendo este texto a partir de um smartphone, flabet, tablet, notebook etc. Mesmo que seja de um computador de mesa, ele é mais funcional e menor do que qualquer computador da década de 1980.

75604

6- Ônibus

43

Como era elegante o transporte coletivo do século 18, não? Elegante e obviamente inacessível. Era caro. Sim, houve uma época em que transporte coletivo era bem menos democrático. De carruagens acolchoadas passamos para grandes ônibus que vivem cheios e atrasados. Pelo menos aqui no Brasil.

onibus-lotado

7- Las Vegas

UP_AERIAL

A grande Las Vegas, que seduz pela loucura dos cassinos, espetáculos e é considerada playground dos multi milionários, já foi apenas um imenso deserto e a cidade toda começou como um vilarejo. Como tantas outras metrópoles, mas estamos falando de Las Vegas!

Crazy Streets of Las Vegas

8- Star Wars

Episode_4_Han_Solo_2

Han Solo é o protagonista da série Star Wars e você o conheceu em 1977. Sendo fã da franquia, você deve ter ficado com grande expectativa para o último Star Wars e não imaginou que você se despediria de Han Solo em 2015, não é mesmo?

EP7-175875-1377-1378-01

9- Fórmula 1

silverstone_start1950

Correr na fórmula 1 no início era tipo, MUITA adrenalina. Os carros corriam muito, pois a prioridade sempre foi o desenvolvimento de combustíveis e aerodinâmica que permitisse correr mais. Os computadores de bordo, que permitiam ao piloto ter visão geral das condições do carro e contato constante com a monitoria, não existiram desde sempre.

Mercedes-Benz-Formula-1-Car-4

10- O Afeganistão

7

Já tinha visto o quanto o regime Talibã implantou um estado de retrocesso nos países árabes que domina? Acima você vê que o Afeganistão, por exemplo, não era um país com costumes muito diferentes do ocidente. Mulheres podiam usar roupas normais e estudarem. A partir do domínio dos radicais, nem mesmo mostrar o rosto é permitido às mulheres.

img_1_34_829

Gostou das comparações? Quanto tempo você acha que vamos levar para compararmos o futuro com os tempos atuais e o que vai caber nessas comparações? A política? A tecnologia? Manda aí.

O que essa mulher fez com sua gordura após emagrecer vai te deixar arrepiado

Matéria anterior

5 sinais de que você tem uma personalidade forte que pode assustar algumas pessoas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos