10 curiosidades que você não sabia sobre as 7 Maravilhas do Mundo

POR A redação    EM Mistérios & Horror      21/09/15 às 15h49

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo são magníficas construções ??da antiguidade clássica que foram selecionadas por vários autores. A lista que iniciou com a tradição e chamou a atenção foi a de Antípatro de Sídon. Ele listou sete obras localizadas ao redor da borda leste do Mediterrâneo.

A lista original inspirou inúmeras versões ao longo dos séculos, muitas vezes, listando sete locais. Das sete maravilhas originais, apenas a Grande 'Pirâmide de Gizé', a mais antiga das antigas maravilhas, permanece relativamente intacta. O 'Colosso de Rodes', o 'Farol de Alexandria' e o 'Mausoléu de Halicarnasso' foram destruídos em terremotos. O 'Templo de Artemis' e a 'Estátua de Zeus' foram destruídos. A localização e destino final dos 'Jardins Suspensos' é desconhecida.

A conquista grega de grande parte do mundo ocidental deu acesso aos viajantes a civilizações dos egípcios, persas e babilônios. Impressionados e cativados pelos monumentos e maravilhas das várias terras, esses viajantes começaram a listar o que eles achavam que merecia destaque.

9

1. Em vez de "maravilhas", os gregos antigos falavam "theamata", que significa "pontos turísticos", em outras palavras, "coisas para serem vistas". Mais tarde, a palavra para "maravilha" foi usada. Assim, a lista era para ser um guia de viagem no mundo antigo.

2. Cada pessoa tinha sua própria versão da lista de maravilhas do mundo, mas a lista mais conhecida e mais antiga encontrada era de um poema de grego de Antípatro de Sídon de cerca de 140 a.C. Ele nomeou seis dos sete locais em sua lista (deixando de fora o farol).

7

3. Outro observador que ficou famoso por sua lista de maravilhas do mundo foi o matemático Filo de Bizâncio. Ele escreveu um breve relato intitulado "As sete visões do mundo". No entanto, o manuscrito estava incompleto e só mostrava seis dos sete lugares.

4. Grande Pirâmide de Gizé, Jardins Suspensos da Babilônia, Templo de Artemis em Éfeso, Estátua de Zeus em Olímpia, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol de Alexandria são as maravilhas do mundo antigo.

6

5. O Colosso de Rodes foi a último das sete maravilhas para ser concluída: em 280 a.C. Entretanto, ele foi o primeiro a ser destruído por um terremoto em 225 a.C. Assim, todos os sete existiram ao mesmo tempo por um período de menos de 60 anos. Existiu uma versão anterior que substituia o Farol de Alexandria pelos muros da Babilônia.

6. Das maravilhas do mundo antigo, a única que sobreviveu até os dias de hoje é a 'Grande Pirâmide de Gizé'. Suas brilhantes pedras brancas ficaram intactas até por volta de 1300 d.C, quando as comunidades locais removeram a maior parte das pedra para a construção de casas.

10

7. A existência do Jardins Suspensos da Babilônia não foi provada, embora as teorias confirmem os relatos. O Templo de Artemis e da Estátua de Zeus foram destruídas pelo fogo enquanto o Farol de Alexandria, Colosso de Rodes e o Mausoléu de Halicarnasso foram destruídos por terremotos. Os artefatos que sobreviveram são esculturas do mausoléu e do Templo de Artemis que estão no Museu Britânico, em Londres.

8. Refletindo a ascensão do cristianismo os cristãos romanos fizeram uma nova lista , incluindo o Coliseu, a Arca de Noé e do Templo de Salomão. No século 6, uma lista de sete maravilhas foi compilado por São Gregório. A lista incluia o Templo de Salomão, o Farol de Alexandria e a Arca de Noé.

9. Na idade média esses locais foram escolhidos como as maravilhas do mundo: Stonehenge, Coliseu de Roma, Catacumbas de Kom el Shoqafa, Torre de Porcelana de Nanquim, Muralha da China, Torre de Pisa e a Basílica de Santa Sofia.

10. Atualmente a lista traz a Necrópole de Gizé, Grande Muralha da China, Petra, Coliseu, Chichen Itza, Machu Picchu, Taj Mahal e o Cristo Redentor.

8

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+