Podemos ser atingidos por um meteoro essa semana?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      21/09/15 às 15h22

O que começou de modo simplório a ser difundido em redes sociais, acabou se fundamentando e se tornando uma espécie de profecia das redes sociais.

A história de que um imenso meteoro atingiria a Terra durante o período correspondente a essa semana vigente. A semana, aliás, já começou a correr como de costume, e as especulações já estão aumentando. Hoje mostraremos para vocês um pouco mais das probabilidades em questão, anulando um pouco a visão da 'histeria' coletiva e ver o que é de fato palpável. Confira conosco:

Existe uma teoria elaborada por um especialista em pesquisas espaciais e astronômicas, que consiste na vida de um meteoro para as proximidades da órbita da Terra, com um risco de haver um impacto que geraria uma catástrofe imensurável para a superfície terrestre. Entretanto, de prontidão, houve uma resposta para isso, de modo que confortasse a população. A NASA oficialmente descartou na última sexta-feira (18), toda e qualquer possibilidade de colisão.

Porém o professor e diretor-executivo da Universidade Central de Lancashire, Robert Walsh, afirma que não é bem assim.

15118

Contrariando as opiniões da NASA, o professor, que é um grande pesquisador dos assuntos do espaços, reiterou que não necessariamente nessa data, (21/09 - 28/09) mas em qualquer outra ocasião, onde algum objeto de dimensões um pouco maiores, entre em contato próximo à órbita da Terra, pode vir a causar danos terríveis.

Diariamente somos atingidos por mais de 100 toneladas de objetos advindos do espaço, principalmente pedregulhos e fragmentos de satélites, e que por sorte, caem em regiões inabitadas. Como no exemplo ocorrido em 2013, na Chelyabinsk, região da Sibéria, onde um desses fragmentos espaciais se despedaçou ao entrar em contato com a atmosfera e feriu centenas dos russos.

Doom-Monger-320920

O impacto de uma colisão como as que especulam, é simplesmente terrível. No vídeo abaixo, podemos visualizar um pouco, do que seria essa 'temível semana de setembro', se isso acontecesse:

Só para imaginarmos, a estimativa do meteoro que provavelmente limou da Terra a existência dos dinossauros, media "apenas" 10 quilômetros de extensão. Portanto, por mais que a teoria surgida na internet e difundida nas redes sociais, de modo que houvesse uma histeria coletiva, é SIM provável, que mesmo fragmentos de asteroides e meteoritos, venham a causar danos diretos e riscos para nós terráqueos.

meteor-image

Você acha que o mundo vai chegar ao fim por algo vindo dos céus? Algo como o que provavelmente extinguiu os dinossauros? Ou alguma espécie de juízo-final?

 

 

 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+