10 curiosidades sobre...Bob Esponja!

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      22/10/14 às 18h52

Ah, mora num abacaxi, no fundo do mar...Quem não imagina na hora a voz do capitão pirata e a tosca porém genial abertura de Bob Esponja ao simplesmente ler essas palavras? Controverso, nonsense, lisérgico e até mesmo fabuloso, esse desenho é responsável por cativar e deixar rindo igual idiota qualquer adulto ou criança que o assista - e tenha um mínimo de senso de humor e goste de desenhos, é claro.

Apesar disso, por trás dos carismáticos e bobos personagens, como em todo desenho infantil, há muito que os olhos de um inocente não vêem. Como a teoria de que, na verdade, os personagens seriam baseados nos sete pecados capitais, que nem de longe é algo que eu teria pensado por conta própria. Pra conferir essa e outras curiosidades, confira a nossa lista sobre Bob Esponja Calça Quadrada:

1) Os personagens principais são baseados nos 7 pecados capitais

SpongeBob_SquarePants_main_characters

Depois de um comentário que afirma que cada personagem principal do desenho é um tipo de pecado, feito pelo diretor do desenho, incluído na versão para DVD do episódio "Plankton!", os fãs entraram em rebuliço. Apesar do autor do comentário não explicar quem é quem, a teoria é a seguinte:

Ganância - Sr. Sirigueijo

Inveja - Plankton

Preguiça - Patrick

Orgulho - Sandy

Ira - Lula Molusco

Gula - Gary

Luxúria - Bob Esponja

2) Minha perna!

Toda vez que algum acidente ou catástrofe acontecem, um mesmo peixe, chamado Fred, grita "minha perna!!!". Tudo teve começo no episódio "Escola de Pilotagem".

3) O criador

hillenburg

Stephen Hillenburg, que teve a ideia de colocar calças quadradas e uma gravata vermelha numa esponja de cozinha em 1984, era na verdade um biólogo marinho no Orange County Ocean Institute. Ele já havia feito, ainda na escola, uma HQ chamada "The Interdital Zone", que significa "A Zona das Entremarés", e muitos dos personagens de Bob Esponja vieram dessa criação. Inclusive, a HQ era "narrada" por Bob, a esponja!

4) Bob Esponja é casado com o computador do Plankton

planquitom

É, mas não no desenho. Acontece que os dubladores da versão americana, Tom Kenny e Jill Talley, são casados e dublam Bob Esponja e Karen, o computador do Plankton.

5) Tom Kenny também dubla o Cão de Catdog e o prefeito de Townsville

dublagi

Já Wendel Bezerra, que faz a versão em português, está por trás das conhecidas vozes de Goku, Jackie Chan e Metabee!

6) 31 anos

mesfun

Esse é o tempo de serviço que Bob Esponja tem no Siri Cascudo, e, de acordo com o filme, já foi eleito funcionário do mês 374 vezes consecutivas.

7) Bob Fungo

fungonja

Uma espécie de cogumelos descoberta recentemente foi nomeada em homenagem ao sr. Esponja, recebendo o nome Spongiforma squarepantsii. Qual a relação entre o nome e o fungo - que por acaso não é um esponja - jamais saberemos.

8) Seattle

asdsd

Se o Nirvana fosse composto por peixes, teria nascido na Fenda do Bikini. Isso porque o criador do desenho se inspirou na cidade estadunidense para criar a cidade submersa e também em um local homônimo que existe de verdade, no arquipélago Marshall, no Oceano Pacífico. Por acaso, lá era um local de testes nuclares - será que tem algo a ver com a população da fenda do bikini?

9) 28 anos

sponja

É a idade de Bob Esponja, que, de acordo com a carteira de motorista, nasceu em 14 de julho de 1986. Apesar disso, Hillenburg diz que Bob não tem uma idade fixa pré-definida.

10) Spongeboy calças quadradas?

boi

O nome da série seria "Spongeboy", e não "bob", mas esse já era o nome de uma empresa que fazia esfregões. Ao mesmo tempo, como o personagem de Interdital Zone já se chamava Bob e era uma esponja, ele pensou: "por que não?". Pelo uniforme original, que parece bastante o de franquias de fast food, dá pra ver que a crítica social velada no desenho era bem mais clara no design original.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+