• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 fatos curiosos sobre bichos que vão mudar sua visão sobre o reino animal

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Animal      28/12/14 às 20h45

Para a maioria das pessoas, os bichos são seres encarados com simplicidade: os pequenos devem ser amados, cuidados e protegidos por serem indefesos; enquanto os maiores devem ser temidos e mantidos à distância, já que podem ser violentes e maus. Claro que esse é um senso comum, um mito que não tem nada a ver com a realidade do reino animal.

É por isso que preparamos hoje a matéria que você confere abaixo. Isso porque na lista estão alguns fatos curiosos e pouco conhecidos sobre os animais que vão simplesmente transformar a forma que você encara o reino animal e seus ilustríssimos "membros".

Confira:

10. Pit bulls são maus?

1

Apesar da má fama que essa raça carrega, a verdade é que - cientificamente falando - os pit bulls não são mais agressivos do que qualquer outra raça de cachorro no mundo. A raça, como todo mundo sabe, foi modificada em laboratório e criada para rinhas de cães, contando com mandíbulas mais fortes que as demais. No entanto, essas alterações não determinam que esses sejam cachorros agressivos ou mesmo com instinto assassino. A forma como esses bichos são tratados e criados é que define se serão mais ou menos violentos, assim como os animais de outras raças.

9. Formigas como remédio

2

Embora hoje em dia as formigas sejam vistas como pequenas pragas, que adoram atacar o açucareiro;  a verdade é que nem sempre elas foram tão injustiçadas assim. Houve época em que esses pequenos bichos foram usados como uma importante ferramenta médica, ou melhor, suas poderosas mandíbulas. Isso porque, antes de inventarem a técnica de dar pontos na pele e, claro, muito antes de criarem a cola cirúrgica, os povos antigos usavam as mordidas dessas criaturinhas para suturar e fechar ferimentos.

8. Dragões-de-Komodo são fracotes

3

Tamanho não é documento, certo? Bom, com esses famosos "dragões" parece que a situação é mesmo assim. Embora seja considerada a maior espécie de lagarto vivo do planeta (podendo chegar a até 3 metros), a verdade é que o dragão-de-komodo não é nada forte. Dizem que sua mordida é mais fraca até mesmo que a de um gato, desses domésticos. Impressionante, não?

Mas, se você acha que esses bichos são totalmente indefesos, tome cuidado! Embora seja fraco, os dragões são extremamente venenosos. Segundo os especialista, a toxina desse animal é tão forte que pode diluir o sangue da vítima, que fica sujeita a sangrar até a morte.

7. Jacarés e a dança do acasalamento

Embora sejam realmente perigosos e mortais com seus dentes super afiados, os jacarés podem ser encantadores na hora de conquistar suas fêmeas. Isso porque esses bichões realizam, literalmente, uma dança do acasalamento. Segundo os especialistas, a frequência é muito baixa para os ouvidos humanos, mas os jacarés fazem pequenos burburinhos com a barriga, capazes de fazer seus corpos vibrarem. A vibração, por sua vez, produz pequenas ondas na água, até que uma fêmea seja atraída pela dança sedutora.

6. Leões e o assassinato de filhotes

5

Que o reino animal pode ser cruel, a gente já sabe, mas a forma de sobrevivência dos leões pode assustar até mesmo os mais céticos. Isso porque, com cerca de dois anos de idade, etapa da vida em que os machos atingem a maturidade sexual, eles são expulsos do bando onde nasceram. Nessa fase, até ficaram mais fortes e capazes de lutar, vagam pelas terras fora do domínio de outros leões machos (se invadiram serão mortos, claro).

Quando estão suficientemente adultos - e isso significa que ele sobreviveu a todas as provações da selva -, chega a hora de conquistar seu próprio bando, matando o líder do grupo. Mas, para se tornar realmente rei, os machos conquistadores matam os filhotes das fêmeas do bando, a fim de dar origem à sua própria linhagem. Cruel, não?

5. Tamanduás e a crueldade animal

6

Apesar de lentos e quase cegos e surdos por natureza, os tamanduás podem ser extremamente cruéis. Isso porque, quando se sentem ameaçados, esse bichos nada pequenos (alguns com até 2 metros) se defendem com suas garras enormes e afiadas. A "arma de defesa" desses animais, segundo os especialistas, podem ser extremamente letais, capazes mesmo de matar seres humanos.

4. Mosquitos, os assassinos do reino animal

7

Mesmo pequenos, incômodos e aparentemente indefesos, os mosquitos são os bichos mais sanguinários do reino animal. Isso porque eles são os responsáveis pela transmissão de doenças letais como a malária e a dengue, que atacam diretamente o sistema imunológico dos seres humanos e podem nos levar à morte. Segundo estatísticas, os mosquitos infectam e matam de quase 3 milhões de pessoas por ano, número muitas vezes superior aos óbitos causados por qualquer outra criatura do planeta. Entendeu agora porque eles são considerados grandes assassinos?

3. Touros não vêm a cor vermelha

8

Embora muita gente por aí acredite que a cor vermelha tenha o poder de tirar touros do sério, a verdade é que isso tudo não passa de um grande mito. Isso porque os touros são daltônicos, o que significa que eles sequer enxergam a cor vermelha.

Testes revelaram que em touradas, por exemplo, o que tira o bichos do sérios não são as cores e sim o balançar das capas. Mas, nessas prática cultural um tanto controversa, a verdade é que a cor vermelha se tornou emblemática por disfarçar o sangue do touro, quando ele é morto no final.

2. Cangurus bons de briga

9

Verdadeiros símbolos da Austrália, os cangurus estão longe de ser animais dóceis e indefesos. Na verdade, eles são bichos letais, donos de pernas musculosas e pés enormes, que lhes permitam saltar e aplicar "golpes" fatais quando se sentem ameaçados. Segundo especialistas, esses bichos começam uma luta cortando seus adversários com garras afiadas e seguem aplicando chutes poderosos, capazes de quebrar ossos.

1. Os olhos das galinhas e o novo estado da matéria

10

Hiperuniformidade desordenada. Esse é o nome dado pelos cientistas à chamada transparente que existe nos olhos das galinhas e que consiste em um estado totalmente novo da matéria. Para a ciência, essa descoberta pode significar um grande avanço, já que a partir do material dessa camada pode ser possível construir materiais incríveis, capazes de transmitir luz com a eficiência de um cristal e a flexibilidade de um líquido.

Quer saber mais sobre o reino animal? Então conheça 10 animais com incríveis poderes mutantes.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+