Mortal Kombat é uma das séries de jogos de maior sucesso do mundo. Criados pela Midway Games, bilhões dos jogos já foram comercializados em todo um mundo.
O sucesso foi tão grande, que mesmo depois da falência do estúdio que o criou em 2011, o Mortal Kombat foi comprado pela Warner Bros. Apesar do sucesso, algumas curiosidades sobre os jogos da série permanecem desconhecidos até mesmo pelos fãs.
O game foi primeiramente lançado para o arcade em 1992, em seguida para o Mega Drive da SEGA, conhecido como Genesis nos EUA. Para habilitar o sangue no game era necessário que o jogador pressionasse os botões A, B e C na sequência: “ABACABB”.
Coincidência, ou não, ABACABB também é o nome de uma das músicas da banda Genesis de Phil Collins.
O game foi criado em Chicago, nos Estados Unidos. Enquanto na época a maioria dos personagens de jogos de luta eram apenas desenhos, os criadores resolveram usar imagens parecidas com pessoas reais.
Dessa maneira, eles não apenas se inspiraram em alguns atores conhecidos de Chicago, como também contaram com a ajuda deles coletando as suas medidas para criar a versão digital dos personagens.
A Sonya Blade foi inspirada na modelo Kerry Hoskins, já Sindel foi inspirada na atriz Lia Montelongo e a faces de Sub-Zero foram criada a partir do rosto do ator John Turk.
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Inspirados no jogo, os skatistas começaram a fazer uma manobra com os pés similar ao golpe de Liu Kang, a manobra inclusive foi batizada com esse nome.
Após o lançamento do Mortal Kombat 2, o game já colecionava centenas de milhares de fãs pelo mundo. Na época, alguns mitos sobre o game surgiram, como por exemplo um tipo de Fatality secreto que era muito difícil de ser feito, chamado “Animality”.
O Animality permitiria ao jogador transformar seu personagem em um animal ou criatura mística para destruir seu oponente. O golpe na verdade não existia naquela versão do game, mas os rumores eram tão fortes que os desenvolvedores ficaram sabendo.
Eles então resolveram incluir o tal “Animality” na versão que estava em desenvolvimento, o Mortal Kombat 3.
O “estilo ninja” de alguns dos principais personagens, como Sub-Zero, Scorpion e Kitana, foi escolhido por uma simples razão: economizar custos de produção, tempo e memória consumida do software.
Os criadores desenvolveram um ninja único da cor vermelha, de maneira que a cor fosse substituída através de uma técnica chamada “palette swap” por outras cores, como azul para o Sub-Zero e verde para o Reptile.
O problema é que depois de prolongadas horas de jogo, de vez em quando um erro de software ocorria entre as partidas, fazendo com que a cor do personagem voltasse para a cor vermelha original, e uma mensagem de erro “Er Mac” (“Error Macro”) era exibida na tela.
Foi uma questão de tempo até que rumores se espalhassem pelo mundo, dizendo que o tal personagem vermelho era na verdade um personagem secreto, com suas próprias características, chamado Ermac.
Foi então que os criadores decidiram embutir o “Ermac” no game em 1995.
O ninja roxo conhecido como Rain, que fez sua estreia em “Ultimate Mortal Kombat 3″, é mais uma referência a um conteúdo de terceiros. O personagem teria sido inspirado no cantor Prince, e baseado no sucesso “Purple Rain” do cantor.
Além da cor e do nome coincidirem, de acordo com a história do personagem, o Rain é também considerado um “príncipe” em seu reino, Edenia.
O papel de Johnny Cage para o filme de Mortal Kombat havia sido reservado para Brandon Lee, que assinou contrato para atuar no filme um pouco antes da conclusão do clássico cult, “O Corvo”, de 1994.
Lee começaria a gravar Mortal Kombat imediatamente após O Corvo, no entanto, um evento horrível ocorreu no set de gravação, Lee foi acidentalmente baleado e perdeu a vida. Como resultado, Linden Ashby assumiu o papel de Johnny Cage.
Quando o jogo que se tornaria Mortal Kombat começou a ser produzido, a equipe de design lançou o projeto com a intenção de adquirir os direitos da franquia “Bloodsport” (“O Grande Dragão Branco” no Brasil).
Alguns detalhes foram chegaram a ser inspirados no personagem de Jean-Claude Van Damme no filme. Van Damme foi convidado pelos criadores do game para ajudar na fabricação dele.
No entanto, o ator desistiu do projeto para tentar a sorte em outro jogo que acabou nunca se materializando. Com o game já em desenvolvimento, e sem querer se desfazer de seu trabalho, Ed Boon insistiu na criação do jogo em parceria com a Midway.
Foi então que ele ganhou um novo nome: Mortal Kombat, e o papel principal de Van Damme seria criado por outro ator, resultando no personagem Johnny Cage.
Aliás, as iniciais do personagem , J.C., foi na verdade uma referencia ao ator Jean-Claude.
O pior ataque jurídico contra Mortal Kombat não foi contra os altos índices de teor de violência do game, mas sim contra um mal-entendido causado por uma das funções do game.
A versão de 2006 de Mortal Kombat: Armageddon, trouxe um novo recurso chamado “Kreate-a-Fighter”, em que aos jogadores podiam criar seu próprio personagem, com peças personalizadas de armadura e roupas.
Um advogado famoso dos Estados Unidos, Jack Thompson, abriu um processo contra a Midway alegando possuir provas que a empresa estaria utilizando sua imagem em Mortal Kombat sem autorização.
No entanto, o personagem que ele alegou ser inspirado nele foi na verdade criado por um jovem jogador que o criou utilizando o recurso “Kreate-a-Fighter” do game.
A ação nunca foi para frente, é claro, e o produto permanece nas prateleiras. Dois anos mais tarde, Thompson perdeu alguns privilégios em tribunais dos Estados Unidos por praticar a lei com declarações falsas em juízo.
A maioria das pessoas pensam que Mortal Kombat e DOOM foram o responsáveis pela introdução da violência explícita em jogos de videogame, abrindo caminho para os jogos violentos notórios como Grand Theft Auto.
A verdade é que a violência gráfica em jogos já existia bem antes. O primeiro jogo com violência explícita extrema era um game de 1986 chamado Chiller.
Chiller oferecia aos jogadores uma experiência de tiro em primeira pessoa onde vítimas inocentes eram amarradas e metralhadas. O objetivo do game é simples: o jogador deve torturar o máximo possível as pessoas sem que elas morram, atirando de longe antes de chegar o final do tempo estabelecido.