• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 ilustrações mostram como uma pessoa com câncer enxerga a vida

POR PH Mota    EM Entretenimento      14/06/17 às 16h16

O que um artista deveria fazer depois de ser diagnosticado com câncer? No caso de Matthew Mewhorter, a resposta foi utilizar a própria história de vida como inspiração para definir o rumo de seu trabalho.

Matthew foi diagnosticado com câncer do cólon (ou câncer colorretal), o que incluía um tratamento com quimioterapia, radiação, várias cirurgias e a utilização de uma bolsa de colostomia. Isso aconteceu quando ele trabalhava o dia inteiro como terapia, era casado e tinha um filho pequeno, em 2014. Atualmente, Matthew está livre do câncer, mas a experiência mudou toda a sua vida.

Para lidar com a doença, o terapeuta utilizou suas habilidades de ilustração e começou a desenhar uma pequena tirinha enquanto se recuperava da primeira cirurgia, ainda no hospital. Na ocasião ele desenhou uma pequena coruja e nascia o seu personagem Cancer Owl (Coruja do Câncer, numa tradução livre do inglês).

Por meio do personagem, ele tentava falar sobre o que era difícil falar na vida real sobre a experiência de um paciente com câncer. As dificuldades da quimioterapia, o trabalho durante o tratamento, os altos e baixos de humor, lidar com o desconhecimento sobre a doença e precisar conversar com as pessoas que nem sabem como abordar um paciente de câncer. Para tentar fazer isso de uma forma bem-humorada, Matthew decidiu ilustrar apenas animais e utilizar cores fortes.

No fim das contas, o seu processo conseguiu cativar e conquistar as pessoas, principalmente aqueles que precisam viver a experiência do câncer na própria vida. Graças ao projeto, ele já recebeu histórias de vários outros pacientes e até chega a utilizar algumas delas em suas tirinhas.

Matthew acredita que contando a sua história e a de outras pessoas a partir dos quadrinhos, pode provocar sorrisos e esclarecimentos sobre a doença, fazendo com que os doentes e suas famílias não se sintam sozinhos na luta.

Vamos conferir o trabalho do artista!

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

O que achou da iniciativa de Matthew? Conte para a gente o que pensou das tirinhas criadas por ele num momento de tanta dificuldade.

Próxima Matéria
Imagens Bored Panda
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+