10 invenções geniais que vão te deixar realmente impressionado

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      23/01/17 às 15h29

O que é um design [dizáin]? Essa palavrinha que pegamos emprestada do inglês e aderimos ao nosso vocabulário. Na língua inglesa, é usada como substantivo: design (propósito, objetivo, intenção) e como verbo: to design (projetar, simular, planificar).

A origem esta relacionada á produção de um signo derivado do latim segno (Rossi, 2008). No latim medieval a palavra designare significava designar, diagramar, achar meios para, formar alinhando-se com a  ação de projetar. Desenhar então é uma forma de projetar e designar as formas. Do latim derivou a palavra italiana disegno depois derivou em dessein no francês, diseño em espanhol, desenho em português e design em inglês (Martins, 2007).

Além disso, o design de um objeto/lugar é o ponto de partida para o amor (ou repulsa) de tal. Como seres visuais, na maioria das vezes, nos deixamos levar por aquilo que é belo (ou consideramos belo). Agora, pergunte a qualquer pessoa, até a si mesmo, qual a função de um designer?

Por exemplo, se você precisar descrever o que um médico, advogado, engenheiro faz, por mais que não saiba exatamente como explicar, conseguirá dar uma boa noção sobre seus conceitos. Porém, apesar de muitos, ainda, não entenderem bem a função, de modo geral sabemos que o design alia as funções estéticas às funcionais de um projeto.

E é isso que vamos mostrar. Antes, precisamos lembrar que não temos o intuito de julgar, criticar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos essa listinha com X invenções que não tem como não ficar impressionado, especialmente por seus designs. Confira:

1 - Tempescope, um dispositivo meteorológico.

Sua função é simular o tempo, por exemplo, se está chovendo lá fora, você saberá de antemão e se preparar para o clima. Além de ser um aparelho super charmoso e decorativo. O responsável por essa invenção é o engenheiro de software Ken Kawamoto, que tem como principal ambição unir o mundo digital ao real.

2 - Canecas espelho

02

Um incrível ideia, essas canecas, criadas pela equipe de design japonesa D-Bros, à qual deram a marca "Waltz". Essas xícaras/canecas refletem os padrões coloridos de seus pires.

3 - SaddleBaby

Se trata, basicamente, de uma "sela" para crianças. Quem nunca gostou de "andar de cavalinho" com o pai e/ou mãe? Então, essa "sela" foi projetada para das mais conforto e segurança, tanto para os pais quanto para as crianças, na hora de transportar os pequenos.

4 - Saltos removíveis

04

Qual mulher, que adora saltos, nunca imaginou poder chegar no trabalho com os saltos baixos e sair com saltos altos? Pois então, agora isso é possível. Com, apenas, um leve puxão, você pode transformar seus sapatos casuais em elegantes saltos para a noite. A designer Tanya Heath desenhou sapatos especiais que podem ser combinados com diferentes saltos.

5 - Torneira econômica

05

Essa torneira foi criada por um jovem designer londrino, Simin Qiu. Não apenas elegante, essa torneira para banheiros foi elaborada para economizar 15% a mais de água do que as torneiras comuns. Seu design em espiral ajuda nessa tarefa.

6 - Banheira esférica no meio da sala

12.01.2016

Essa banheira projetada pelo designer russo Aleksandr Zhukovskii, além de linda faz com que você se sinta como se estivesse nadando no ar.

7 - Relógios de texto

07

Ao invés de números, esse relógio é feito de palavras. O interessante desse relógio é que ele te faz refletir sobre o momento em que você está vivendo. Pois para entender as horas é preciso dar uma atenção à mais, do que simplesmente seguir o curso automático dos ponteiros.

8 - Tampa beijo

08

Um design divertido, essa tampa criada por Jang Woo Seok, em formato de boca e nariz, te dá a impressão de estar beijando alguém enquanto toma café. Ele disse: "Eu amo beber café e beijar as pessoas. Agora posso fazer as duas coisas ao mesmo tempo."

9 - Tênis que se adapta

09

O designer japonês Masaya Hashimoto teve a brilhante ideia de criar um par de tênis que se adapta perfeitamente ao contorno de seus pés. Inspirado no tradicional Furoshiki, um pano usado no transporte de mercadorias, os sapatos não tem cadarços. Para calçá-lo é preciso enrolar ao redor dos pés e sua fixação é feita com velcros.

10 - Teclado invisível

10

Para quem é fã de tecnologia, esse é o que podemos chamar de "teclado mágico". O teclado Noki é composto por duas "pulseiras". Com um design simples, elas monitoram os movimentos de seus dedos. De fato, bastante impressionante, mas ainda um tanto quanto difícil por não ter como visualizar as teclas e nem ter aonde "apertar" (digitar).

Então pessoal, o que acharam dessas invenções? Quais outras novas invenções vocês conhecem e te deixaram impressionado? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+