Curiosidades

10 línguas que podem desaparecer em breve

0

Segundo relatos bíblicos, um dia, os homens já falaram todos um mesmo idioma. Até que, certo dia, enquanto construíam a lendária Torre de Babel de forma extremamente ambiciosa, Deus confundiu seus idiomas e acabaram se espalhando. Por mais que essa não seja uma explicação científica para a pluralidade de línguas, é algo bem aceito por diversas crenças e religiões do mundo.

Ao longo da história, os idiomas sempre estiveram presentes na humanidade. De fato, esse foi um dos principais fatores para nossa civilização. E na atualidade os idiomas ainda desaparecem e reaparecem em novas e diferentes formas.

No mundo existem várias línguas, mas algumas delas estão seriamente ameaçados. Segundo a UNESCO, aproximadamente 20% das três mil línguas ameaçadas no mundo estão em uma situação crítica já que são faladas por poucas pessoas. Em alguns casos, as pessoas falantes são menos de dez pessoas.

É estimado que mais da metade das 6.900 línguas do mundo estejam em risco de sumir, até o fim do século XXI. Mostramos aqui, algumas dessas línguas que podem desaparecer.

1 – Votic

Lingua1, Fatos Desconhecidos

Essa língua é integrante da família urálica e está prestes a ser extinguida. O estimado é que o votic ainda seja falado por 15 pessoas. Essas pessoas vivem em uma área na fronteira, entre Estônia e a Rússia.

2 – Dusner

Lingua2, Fatos Desconhecidos

Esse idioma é falado na Indonésia. E depois que os dois falantes da língua quase morreram, os linguistas da Universidade de Oxford se apressaram para documentar a língua. No ano 2000, era estimado que 20 pessoas falavam dusner.

3 – Chemehuevi

Lingua3, Fatos Desconhecidos

Essa língua númica meridional é falada, segundo estimativas, por apenas três pessoas. Isso em 2007. Essas pessoas moravam na reserva indígena do Rio Colorado, no estado do Arizona, nos Estados Unidos.

4 – Karaïm

Lingua4, Fatos Desconhecidos

O idioma turco estava ameaçado de extinção quando, em 2011, era falado apenas por seis moradores de Halych, que é uma cidade no oeste da Ucrânia.

5 – Moghol

Lingua5, Fatos Desconhecidos

Essa língua é falada por aproximadamente 200 pessoas já idosas em Herat, no Afeganistão. Além de ameaçada de extinção, a língua tem uma vogal posterior fechada não arredondada que é única.

6 – Aleuta

Lingua6, Fatos Desconhecidos

O idioma era tradicionalmente falado nas ilhas Aleutas e de Pribilof, no Alasca. Ele também era falado na Península do Alasca. O idioma é dividido em dois dialetos, no oriental e ocidental. No ano 2000, de todos os 150 falantes desse idioma, no máximo 5% usava o dialeto ocidental.

7 – Yukaghir

Lingua7, Fatos Desconhecidos

Essa língua é falada por centenas de pessoas na região do rio Kolyma em Sakha, na Rússia. Mesmo assim, a língua que é considerada, como sendo um parente distante da família das línguas urálicas, ela está em risco de extinção.

8 – Makolkol

Lingua8, Fatos Desconhecidos

Ela é uma das 1.100 línguas faladas em Papua Nova Guiné e em seu entorno. Supostamente, em 2000, ela era falada por apenas sete pessoas, na ilha da Nova Bretanha.

9 – Xiri

Lingua9, Fatos Desconhecidos

O idioma é do povo chamado khoisan, originários da África do Sul. A língua é conhecida por seus cliques, ou consoantes que são produzidas sem usar os pulmões na hora da fala. Essa língua é seriamente ameaçada. E em 2000, era acreditado que 87 pessoas falavam essa língua.

10 – Nivkhe

Lingua10, Fatos Desconhecidos

Essa língua é uma que não tem relação, com nenhuma outra língua já conhecida pelo homem. Ela era falada pela maioria da população de 688 pessoas, que viviam nas Ilhas Sacalinas, em 2002.

O volume de plástico pode superar o tanto de peixes nos oceanos

Matéria anterior

8 coisas mais cruéis que o Batman já fez com seus vilões

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos