Curiosidades

Artista ilustra personagens da cultura pop para conscientizar sobre o abandono de animais

0

A escolha de adotar um bichinho deve ser cuidadosamente pensada, afinal de contas, os animais não são descartáveis. Não é como se você se cansasse do animal, ou se ele não encaixasse mais na sua vida. Um animal de estimação é seu companheiro para a vida. Mas, infelizmente, nem todo mundo tem essa concepção, e o número de animais abandonados todos os anos no mundo é alarmante.

Isso é reflexo de uma sociedade consumista, onde muitas vezes um animal de estimação é considerado uma compra por impulso. Muitos pais compram um pet para presentear os filhos, mas não pensam que o animal precisará de cuidados e que, muitas vezes, isso implicará em desafios. Sem o menor planejamento, no primeiro obstáculo, eles não pensam duas vezes antes de abandonar o animal, se esquecendo que o bichinho não é um brinquedo. Estamos falando de uma vida, de um companheiro e amigo, e isso não se faz.

Caso a pessoa não tenha mesmo condição de manter o animal, ela tem outras opções além de simplesmente abandonar um animal inocente na rua à sua própria sorte. Procurar um abrigo para animais ou outra pessoa que estaria disposta a ficar com mesmo. Todo mundo erra, e errar na hora de adotar um bichinho não é o problema, mas se desfazer dele de forma irresponsável é.

Abandono de animais

E o número de animais de estimação abandonados por ano, em todo o mundo, é assustador. São milhões de animais sofrendo em silêncio, sem que haja alguma justificativa para tal fim. Estima-se que 600 milhões de animais são abandonados anualmente. Só no Brasil, já são mais de 30 milhões de animais na rua.

E essa situação fica ainda mais evidente em períodos de férias. Enquanto para a maioria das pessoas essa época do ano traz momentos de alegria e diversão, os animais muitas vezes não têm a mesma sorte. Todos os anos, durante as férias de verão, cerca de 100 mil animais de estimação são abandonados só na França, por exemplo.


Alarmado com a situação, o ilustrador e diretor artístico Nicolas Amiard teve a fantástica ideia de separar as famosas duplas da cultura pop em um projeto que visa conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais. O chamado Summer Adventures reúne várias ilustrações de quadrinhos clássicos da nossa infância.

Você consegue imaginar o Salsicha sem o Scooby? Ou o Mickey deixando o seu amigo Pluto para trás? E o Charlie Brown sem o Snoopy? É inimaginável pensar nesses personagens separados, mas Amiard fez isso por uma boa causa. As ilustrações mostram como esses personagens marcantes se sentiriam se fossem deixados de lado. A ideia do projeto é refletir sobre a situação urgente e sensibilizar as pessoas sobre o abandono. E o que mais poderia tocar o coração das pessoas do que os personagens amados por todos na infância?

Confira a seguir as ilustrações do artista.

Os Simpsons 

Asterix 

Scooby-Doo

Pokémon

Up – Altas Aventuras

Snoopy

Mickey Mouse

Boule e Bill

Tintim

Lucky Luke

E você, o que achou da ideia e das ilustrações? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

O ”Monte Everest de lixo” na Índia está tão alto que aviões precisam tomar cuidado com ele

Matéria anterior

Mulher pede materiais escolares ao invés de flores em seu velório

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos