• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Artista ilustra personagens da cultura pop para conscientizar sobre o abandono de animais

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      11/06/19 às 15h31

A escolha de adotar um bichinho deve ser cuidadosamente pensada, afinal de contas, os animais não são descartáveis. Não é como se você se cansasse do animal, ou se ele não encaixasse mais na sua vida. Um animal de estimação é seu companheiro para a vida. Mas, infelizmente, nem todo mundo tem essa concepção, e o número de animais abandonados todos os anos no mundo é alarmante.

Isso é reflexo de uma sociedade consumista, onde muitas vezes um animal de estimação é considerado uma compra por impulso. Muitos pais compram um pet para presentear os filhos, mas não pensam que o animal precisará de cuidados e que, muitas vezes, isso implicará em desafios. Sem o menor planejamento, no primeiro obstáculo, eles não pensam duas vezes antes de abandonar o animal, se esquecendo que o bichinho não é um brinquedo. Estamos falando de uma vida, de um companheiro e amigo, e isso não se faz.

Caso a pessoa não tenha mesmo condição de manter o animal, ela tem outras opções além de simplesmente abandonar um animal inocente na rua à sua própria sorte. Procurar um abrigo para animais ou outra pessoa que estaria disposta a ficar com mesmo. Todo mundo erra, e errar na hora de adotar um bichinho não é o problema, mas se desfazer dele de forma irresponsável é.

Abandono de animais

E o número de animais de estimação abandonados por ano, em todo o mundo, é assustador. São milhões de animais sofrendo em silêncio, sem que haja alguma justificativa para tal fim. Estima-se que 600 milhões de animais são abandonados anualmente. Só no Brasil, já são mais de 30 milhões de animais na rua.

E essa situação fica ainda mais evidente em períodos de férias. Enquanto para a maioria das pessoas essa época do ano traz momentos de alegria e diversão, os animais muitas vezes não têm a mesma sorte. Todos os anos, durante as férias de verão, cerca de 100 mil animais de estimação são abandonados só na França, por exemplo.

Alarmado com a situação, o ilustrador e diretor artístico Nicolas Amiard teve a fantástica ideia de separar as famosas duplas da cultura pop em um projeto que visa conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais. O chamado Summer Adventures reúne várias ilustrações de quadrinhos clássicos da nossa infância.

Você consegue imaginar o Salsicha sem o Scooby? Ou o Mickey deixando o seu amigo Pluto para trás? E o Charlie Brown sem o Snoopy? É inimaginável pensar nesses personagens separados, mas Amiard fez isso por uma boa causa. As ilustrações mostram como esses personagens marcantes se sentiriam se fossem deixados de lado. A ideia do projeto é refletir sobre a situação urgente e sensibilizar as pessoas sobre o abandono. E o que mais poderia tocar o coração das pessoas do que os personagens amados por todos na infância?

Confira a seguir as ilustrações do artista.

Os Simpsons 

Asterix 

Scooby-Doo

Pokémon

Up - Altas Aventuras

Snoopy

Mickey Mouse

Boule e Bill

Tintim

Lucky Luke

E você, o que achou da ideia e das ilustrações? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.




Matérias selecionadas especialmente para você

Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+