Ciência e TecnologiaCuriosidades

10 maneiras fáceis de turbinar o seu cérebro e torná-lo mais eficiente

0

Todos nós pensamos todos os dias, isso é uma parte muito importante de nossas vidas. No entanto, há muitas situações em que nós gostaríamos de poder ter respostas mais rápidas para situações do cotidiano.

Você pode ajudar o seu cérebro com simples hábitos que tornarão mais fáceis atividades como: estudar para uma prova, trabalhar em um projeto muito importante, ou apenas tenta aprender uma nova habilidade. Seja qual for a razão, às vezes precisamos de um impulso extra no desempenho cognitivo. Saiba o que você pode fazer.

Beber café

21

A cafeína faz mais do que simplesmente mantê-lo acordado. Pesquisadores acreditam que a cafeína ajuda a se concentrar em tarefas extremamente tediosas e melhora o raciocínio e tempo de reação. É importante ressaltar que os investigadores não acreditam que isso faz você mais inteligente só faz o seu cérebro trabalhar de forma mais eficiente.

Vinho

22

Há muitos aspectos positivos e negativos do álcool que todos nós podemos apontar, mas você provavelmente não sabia que ele pode tornar seu cérebro mais eficiente. No entanto, cientistas da Noruega descobriram que quem bebia vinho regularmente tinha um melhor desempenho cognitiva do que aqueles que não bebiam. Curiosamente, o estudo constatou que esta ligação era ainda mais forte no caso das mulheres.

Luz solar

23

Embora seja bem conhecido que muita exposição ao sol pode ser prejudicial para a sua pele, pouca luz solar também pode ser ruim para sua cuca. Pesquisadores descobriram que indivíduos de meia-idade e idosos tiveram um melhor desempenho cognitivo quando o nível de vitamina D estava alto em seu sistema. Vitamina D pode ser adquirida quando você se expõe aos raios solares. Os investigadores acreditam que os níveis mais altos de vitamina D podem retardar os efeitos do envelhecimento sobre o cérebro.

Permitir que sua mente divague

24

Você pode pensar que, se você quiser uma pessoa inteligente, você deve ter certeza de se concentrar nas tarefas que lhe são propostos. Até certo ponto isso é verdade, no entanto, cientistas descobriram que aquelas pessoas mais distraídas executam melhor tarefas relacionadas a memória e parecem ter um maior desempenho cognitivo.

Falar com você mesmo

31

 

Muitos acham que quem fala sozinho é provavelmente louco. No entanto, os pesquisadores decidiram estudar isso e quebraram esse tabu. Gary Lupyan e Daniel Swignley, descobriram que as chamadas pistas verbais ajudam o cérebro a trabalhar mais rápido.

Dançar

26

Alguns estudos têm mostrado que a dança e outras atividades de lazer, na verdade, podem reduzir o risco de demência. E a dança não pára por aí. Ele mantém o seu corpo e seu cérebro ocupados. As atividades que melhoram suas habilidades cognitivas são aquelas que o força a tomar decisões rapidamente, bem como atividades que envolvem a aprendizagem de novos padrões.

Hábitos Alimentares

27

A verdade é que, para melhorar o seu desempenho cognitivo com a comida, o truque é certificar-se de seu cérebro (assim como o resto do seu corpo, é claro) está recebendo a nutrição correta. Alguns dos principais tipos de alimentos que ajudarão você são os alimentos com ômega-3 (como peixes), aminoácidos e antioxidantes, que pode ser encontrado em muitas alimentos diferentes, incluindo vinho. A vitamina E também pode ser boa para a saúde do cérebro e pode ser encontradas em nozes. Os nutricionistas também sugerem amoras, abacates e grãos integrais.

Jogar Tetris

28

Os pesquisadores estudaram os efeitos do Tetris sobre o cérebro e descobriram algo fascinante. Usando exames de ressonância magnética, os cientistas descobriram que aqueles que estudam realmente tinham aumentado a massa cinzenta no córtex cerebral depois de jogar Tetris por um tempo curto.

Os cientistas também descobriram que aqueles que jogam Tetris foram muito melhor em tarefas relacionadas ao espaço em que estão. Ainda mais fascinante é que algumas pesquisas mostram que jogar Tetris imediatamente após um evento traumático pode ajudar a prevenir o cérebro de solidificar as memórias traumáticas e pode levar a muitos menos flashbacks ao longo do tempo.

Exercícios físicos

29

Muitas pessoas consideram fisiculturistas ou atletas menos inteligentes; no entanto, alguns estudos mostram que o exercício físico aumenta o seu desempenho cognitivo. É claro, que os investigadores não estão falando de ficar mais inteligente, mas de quão bem o seu cérebro é capaz de realizar tarefas.

A pesquisa mostrou que exercícios regulares realmente melhoram a função cognitiva em crianças e adultos em até 10 por cento. No entanto, os autores do estudo tornam claro que você não precisa extremista: até mesmo uma caminhada normal, será suficiente para colher efeitos positivos.

Jejum

30

Pode parecer estranho no entanto, enquanto os alimentos são bons para sua função cognitiva a longo prazo, se você precisa aumentar sua capacidade intelectual rapidamente para uma prova, é melhor ir em jejum. Cientistas da Yale Medical School realizaram testes em ratos e descobriram que aqueles que tinham fome realizaram muito melhor suas tarefas cognitivas.

Os 10 ataques mais chocantes e mortais de animais selvagens contra seres humanos

Matéria anterior

Por que odiamos nossas fotos? E por que a voz se altera quando é gravada?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos